Notícias

Clubes de Consumo: uma opção saudável, sustentável e responsável

Vivemos numa cultura em que o consumismo e a prática de relações desrespeitosas com os produtores têm trazido consequências negativas para o nosso planeta. Importa refletir sobre o nosso consumo e procurar alternativas mais sustentáveis e responsáveis. É o que a SmartFarmer se propõe a fazer, e a apoiar tanto os consumidores como os produtores.

 

O que é o consumo responsável?

Quando falamos de consumo responsável, falamos de um consumo que tem em consideração os direitos dos produtores e das produtoras dos bens e serviços que consumimos diariamente. Falamos também dos direitos de todas as pessoas que contribuem para que esses produtos cheguem até nós, ao nível da distribuição e da comercialização.

Consideramos que temos responsabilidade, enquanto consumidores/as, de fazer escolhas conscientes e críticas, contribuindo para a dignidade humana e para o respeito pelo ambiente.

 

Clubes de Consumo do SmartFarmer

Uma maneira de promover estas considerações e relações éticas e transparentes entre quem produz alimentos e quem os consome, é através dos clubes de consumo. Estes são formados por grupos de pessoas que decidem organizar-se para comprar determinados produtos, de uma forma diferente e mais próxima dos produtores, ao contrário do que ocorre no mercado convencional.

O SmartFarmer, plataforma dinamizada pela ONG Oikos, incentiva e apoia a organização destes clubes de consumo. Enquadrando-se esta iniciativa na missão da Oikos: o desenvolvimento de soluções sustentáveis, para que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna.

Uma das características destes clubes de consumo, é que as entregas dos produtos acontecem sempre em dias pré-determinados. Durante cada ciclo de encomendas, disponibiliza-se a lista dos produtos online para que os pedidos sejam feitos. Daí, segue-se um período de produção, preparação e transporte, por parte dos produtores, que culmina no dia da entrega.

 

3 razões para pertencer a um clube de consumo?

  • Acesso a uma seleção de produtos com qualidade, fruto de um sistema produtivo e comercial que respeita as pessoas e o meio ambiente
  • Preços justos e competitivos, para quem vende e para quem compra
  • Participação ativa na dinâmica das relações sociais, que acontecem desde a produção até o consumo dos alimentos

Fique a saber mais sobre estes clubes de consumo, e junte-se a um em smartfarmer.pt/clubes-de-consumidores

 

                                31 de Maio de 2021

Back to list

Related Posts