A couve kale, ainda desconhecida por muitos, já pode ser encontrada em abundância em Portugal. E por bons motivos, pois além de versátil é também um superalimento! Deixamos-lhe algumas dicas de como a distinguir e uma fantástica receita de chips de couve kale para experimentar fazer e provar.
A que se encontra com mais frequência, é a de cor verde escura. Mas também existem variedades em tons azul, e até mesmo roxo! Também o seu sabore pode mudar, dependendo da variedade, e da forma como a couve é cozinhada.
O que é isso de ser um superalimento?
A couve kale é muito rica em termos nutricionais: tal como a maioria das couves, possui muita fibra, vitaminas, minerais e água, mas destaca-se das demais pelo fato de ter ainda mais nutrientes.
Com baixo valor energético, esta couve tem um teor de proteína considerável. Por último, não lhe faltam minerais (como o potássio, o ferro, o cálcio e o magnésio), vitaminas (A, C, E e K) e antioxidantes.
Como distinguir a couve kale das demais?
Couve manteiga, couve kale, couve Galega, ou couves de Bruxelas, pode ser difícil distingui-las uma das outras. Damos-lhe uma dica para encontrar a couve kale: tem uma coloração verde-escura, assim como a couve manteiga, mas possui folhagens crespas em vez de lisas. Esteja atento/a!
Receita de Chips de Couve Kale
Saudável e versátil: pode ser usada em saladas, batidos, sopas, quiches, risottos, sanduíches e outras muitas outras receitas. Esta couve pode ser aproveitada desde o talo até às folhas, sendo as folhas a maior fonte de nutrientes.
Que tal começar por experimentar a fantástica receita, da Made By Choices, de Chips de Couve Kale?
Simples de fazer e uma excelente entrada para surpreender os seus convidados!
Ingredientes
- 1 molho grande de Couve crespa Kale
- 1 C. sopa azeite
- 1 C. chá de paprika
- 1 C. chá de alho em pó
- Pimenta fresca moída
Preparação
1. Começa-se por pré aquecer o forno a 180ºC.
2. Separam-se as folhas do caule (mesmo com a mão) em pedaços mais pequenos.
3. Colocam-se as folhas num recipiente e lava-se em água corrente.
4. Enxuga-se muito bem as folhas.
5. Juntam-se os temperos: O azeite, a paprika, o alho em pó e a pimenta moída. Com as mãos, massajam-se as folhas da couve para penetrar bem todos os temperos.
6. Nesta fase transferem-se as folhas da couve para um tabuleiro de forno.
7. Leva-se ao forno por 5 a 10 minutos ou até as folhas estarem secas e estaladiças.
8. Deixa-se arrefecer e pode-se comer sem culpas!
Encontre esta e outras couves em www.smartfarmer.pt!
31 de Maio de 2021