Histórias, Notícias

Beira Baixa apoia os produtores agroalimentares

Os produtores agrícolas, com a pandemia ainda presente, vivem dias difíceis. Com a perda contínua de rendimentos, por falta de procura, têm a difícil tarefa da gestão de um negócio, anteriormente já em crise.

A região da Beira Baixa, à semelhança do que se passa no país, não escapa a esta onda negativa, que afecta o normal funcionamento do setor agroalimentar. Em especial, junto dos pequenos e médios produtores. Com a diminuição da procura, o impacto sentido na produção e no escoamento dos produtos, é muito significativo.

A união faz a força

Mas por isso mesmo, levantou-se o dever de fortalecimento de valores de solidariedade e de união.

A Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), atenta às necessidades locais, juntou-se à Smart Farmer para promoverem pontes entre os produtores e os consumidores. Gestora da marca territorial ‘Portugal by Beira Baixa’, integra produtos agroalimentares de excelência.

Uma relação de proximidade

A AEBB assume um papel de dinamizador local, responsável por um hub territorial. Isto é, um núcleo com dinâmica de venda descentralizada, de promoção e angariação, que gere lojas dentro do Smart Farmer.

O objectivo é facilitar o acesso ao mercado por parte dos pequenos e médios agricultores, em condições justas, projetando maior visibilidade do produto, numa lógica de circuito curto agroalimentar, de proximidade aos consumidores, e de sustentabilidade.

Encontre dezenas de produtores e produtos da Região da Beira Baixa aqui

 

05 de Maio de 2021

Related Posts