SmartFarmer e ODS

Na plataforma SmartFarmer promovemos o comércio justo e solidário e juntamos, num único local, pequenos e médios produtos e consumidores.

Assente numa lógica de mercados locais de proximidade, o SmartFarmer facilita as vendas diretas em produtores e consumidores, valoriza os produtos locais, estimula a encomia local, promove a criação de emprego e contribui para a dinamização dos territórios, potenciando a sua riqueza e diversidade.

Além do apoio à comercialização de produtos da pequena e média agricultura, a equipa SmartFarmer coordena também o Programa de Apoio Alimentar promovido pela Oikos, cujo mote é ‘Apoiar quem produz e Ajudar quem precisa’. Este programa, focado na distribuição solidária de produtos hortofrutícolas da pequena agricultura nacional, começou em 2022, face à mobilização nacional para o acolhimento e a integração de refugiados da Ucrânia. Este programa consiste na aquisição e distribuição solidária de cabazes de hortofrutícolas, na Área Metropolitana de Lisboa e conta com o apoio de entidades do setor privado e público. Em 2023, o programa destina-se a famílias em situações de vulnerabilidade, pobreza e carência alimentar, tendo como principal polo logístico, Oeiras, município onde a Oikos tem a sua sede nacional.

Iniciativas SmartFarmer respondem aos seguintes ODS
ODS_02

Objetivo 2

Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável

ODS_08

Objetivo 8

Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos

ODS_11

Objetivo 11

Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis

ODS_12

Objetivo 12

Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis

ODS_13

Objetivo 13

Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos

ODS_15

Objetivo 15

Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres

Assente numa lógica de mercados locais de proximidade, o SmartFarmer facilita as vendas diretas em produtores e consumidores, valoriza os produtos locais, estimula a encomia local, promove a criação de emprego e contribui para a dinamização dos territórios, potenciando a sua riqueza e diversidade.