Histórias, Notícias

Os Geoprodutos do nosso Geopark Naturtejo (UNESCO)

geoprodutos

O Geopark Naturtejo Mundial, classificado pela UNESCO desde 2006, tem como foco a conservação, educação, turismo, inovação e desenvolvimento sustentável, baseado num rico e património natural e cultural. Aqui, pode encontrar mais de 170 locais de interesse geológico, que ilustram as principais etapas de História geológica dos últimos 600 milhões de anos.

Este situa-se entre o vale do Tejo e as montanhas do Centro de Portugal e inclui os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão.

Geoprodutos inovadores com histórias locais

Uma das estratégias englobantes deste território é por via dos Geoprodutos: estes são produtos inovadores, produzidos e/ou transformados no próprio território, que utilizam as melhores matérias-primas locais e modos de produção sustentáveis. Muitos deles, preservam técnicas de produção tradicionais artesanais e autênticas.

Desde azeites, biscoitos e até licores, estes Geoprodutos são essencialmente produtos e serviços relacionados com a Geodiversidade e o Património Geológico do parque. Cada um deles conta uma história, algumas delas com milhões e milhões de anos…

 

O Naturtejo na ponta dos dedos

O Geopark Naturtejo juntou-se ao Smart Farmer, que os primeiros consideram como “o parceiro inequívoco”, por partilharem os valores da agricultura sustentável, comércio solidário e trabalho de proximidade com a rede de parceiros.

Enquanto Geoparque Mundial da UNESCO, o Geopark Naturtejo está comprometido com as metas de sustentabilidade da Agenda 2030 das Nações Unidas: alguns dos seus Geoprodutos estão associados à GEOfood, uma marca internacional, exclusiva para Geoparques Mundiais da UNESCO, dedicada à alimentação local sustentável de territórios com geologia única.

A plataforma online do Smart Farmer permite que, de modo acessível, os produtores possam disponibilizar os seus produtos, estando associados à identidade territorial e aos valores do Geopark Naturtejo.

Venha conhecer este território e os seus produtores aqui

12 de Maio de 2021

Related Posts