Receitas

Cogumelos à Bulhão Pato: uma receita apurada

Em Portugal, existem mais de 3000 espécies de cogumelos. E com aspeto e características tão diferentes entre si! Sugerimos juntar tradição e inovação nesta receita de Cogumelos à Bulhão Pato.

O seu habitat

A maioria das espécies de cogumelos são cogumelos silvestres, que brotam em habitats favoráveis, quando têm nutrientes e humidade. Assim, podem ser facilmente encontrados nas florestas portuguesas.

Embora alguns surjam espontaneamente na primavera, o outono é a estação por excelência destes fungos.

Para além de serem deliciosos, eles também desempenham funções importantes nos ecossistemas florestais: desde serem alimento a animais, beneficiais para certas raízes de plantas (micorrização) e ao decomporem nutrientes para outros organismos os aproveitarem.

Produção em Portugal

Na Europa, os cogumelos comestíveis são cultivados desde o século XVII. Em Portugal, são produzidos nas regiões de Trás-os-Montes, Beira Litoral, Ribatejo e Oeste.

Os principais tipos comercializados no nosso país são o cogumelo branco (também conhecido por champignon de Paris), o shiitake (cogumelo preto do Japão), o cogumelo castanho e o cogumelo silvestre.

Propriedades

Com baixo valor calórico (cerca de 20 a 30 kcal por 100g) e pouca quantidade de gordura (0,1-0,5g por 100g), têm um valor proteico interessante, para uma fonte não animal, destacando-se os cogumelos brancos, com 3 gramas de proteína por 100g. Esta característica, e o facto de possuírem diversos aminoácidos essenciais, faz deles um excelente alimento para vegetarianos, flexitarianos… e todos nós!

Receita de Cogumelos à Bulhão Pato

Os cogumelos podem ser preparados grelhados, fritos, assados ou refogados, e podem ser incluídos em diversas receitas como saladas, massas, molhos e pizzas. Desta vez, delicie-se com uma sugestão prática, e deliciosa, da Filipa Gomes para o 24kitchen:

Ingredientes

  • 300g de Cogumelos marron
  • 4 dentes de Alho
  • Malagueta
  • Azeite
  • 1 Molho de Coentros
  • 1/2 Copo Vinho branco
  • Sal
  • Limão
  • 1 C. sopa manteiga
  • Pão

Preparação

  1. Corte 300g de Cogumelos marron aos bocadinhos.
  2. A seguir leve a fritar em azeite 4 dentes de Alho e algumas folhas de Coentros picados.
  3. Refresque com ½ copo de vinho branco, mexa e deixe ferver para o álcool evaporar.
  4. Depois junte os Cogumelos, tempere com sal, 1 Malagueta piripiri, 1 colher de sopa de Manteiga e deixe cozinhar por 5 minutos.
  5. Aproveite para cortar o Pão que vai a acompanhar, e gomos de Limão.
  6. Esprema umas gotas de Limão na frigideira e mexa um pouco.
  7. Sirva com o Pão a acompanhar e salpique com um pouco de Coentros acabados de cortar.

Encontre estas e outras receitas, recomendadas pelo SmartFarmer ao carregar aqui.

Back to list

Related Posts