Saiba mais

O SmartFarmer é um negócio social da ONG Oikos desenvolvido com a missão de apoiar os pequenos e médios agricultores a vender mais e melhor aproximando-os dos consumidores e promovendo a compra online, sempre que possível, diretamente ao produtor.

Fundada em 1988, em Portugal, a Oikos – Cooperação e Desenvolvimento é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida internacionalmente como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD/INGO). Tem como alvo a erradicação da pobreza e a minoração de assimetrias sociais, económicas e culturais. Visando a sustentabilidade, tanto à escala local, como global, trabalha em rede com comunidades, governos e sociedades civis locais, sector privado e instituições académicas.

Visite o website da Oikos em www.oikos.pt  para saber mais.

O projeto apoia-se numa rede de parceiros, os principais intervenientes são:

1)A rede agricultores/produtores e transformadores do setor agroalimentar que se apoiam no smartfarmer para a comercializarem os seus produtos;

2)Os parceiros locais destacando-se os smartfarmers locais que supervisionam o projeto nos diferentes territórios e os “food hub” (núcleos locais) atuam normalmente em cada município, e que gerem as relações de proximidade com a rede de produtores e a carteira de clientes a nível local;

3)Os consumidores: familiares e coletivos que apoiam os produtores através da compra;

4)As empresas de logística que nos disponibilizam preços acessíveis para fazer chegar os produtos do produtor ao consumidor.

A gestão do negócio SmartFarmer divide-se em 4 níveis:

  • o SmartFarmer é gerido a nível nacional pela Oikos;
  • os SmartFarmers locais supervisionam o projeto nos diferentes territórios (ex. Beira Interior);
  • os “food hub” (núcleos locais) atuam normalmente em cada município, e gerem as relações de proximidade com a rede de produtores e a carteira de clientes a nível local – estes parceiros locais são os responsáveis por promover as condições necessárias à venda;
  • os agricultores/produtores – todos os produtores da rede SmartFarmer devem assumir o compromisso de vender produtos de origem local e nacional, de qualidade, diferenciados e a um preço acessível, dentro dos prazos de validade, e com quantidades disponíveis para serem recolhidas sempre que se faça uma venda online nos prazos estipulados.

Um local food hub é uma unidade de gestão do SmartFarmer, supervisionada pelo SmartFarmer local da região onde opera. Estas unidades gerem as relações com os produtores locais, facilitam a agregação, o armazenamento, o processamento, a distribuição e a comercialização de bens alimentares produzidos local e regionalmente. Os food hubs partilham valores comuns relacionados com a promoção da economia local, conservação da natureza, sustentabilidade, acesso ao mercado de forma justa.

Na rede do SmartFarmer comercializam-se:

Produtos do setor agroalimentar – frescos, conservas, transformados, carne, peixe, refeições pré-preparadas, azeite, vinhos, entre outros.

Serviços – serviços de refeições com entrega ao domicílio e pacotes turísticos com ligação ao setor agroalimentar e associados ao território.

Produtos Artesanais Não Alimentares – desde que com ligação ao setor agroalimentar como por exemplo cestaria, sabão, entre outros.

Serviços da cadeia agroalimentar – num futuro próximo, verificando-se interesse e necessidade por parte da oferta e da procura, o SmartFarmer poderá também agenciar a comercialização direta de serviços (ex. serviços de consultoria agrícola, aluguer de equipamentos, etc.).

Funcionamento do Marketplace

O mercado online do SmartFarmer permite que os produtores agroalimentares se registem na plataforma e vendam os seus produtos diretamente ao consumidor.

O SmartFarmer não possui produtos, stock, entregas ou pacotes – o que fazemos é dar aos produtores agroalimentares a oportunidade de ter uma montra online e divulgar os seus produtos. Cada vendedor coloca os seus produtos na plataforma, gere a sua loja, lida com envios de encomendas e resolve possíveis erros ou devoluções.

Todos os clientes particulares em Portugal, maiores de 18 anos, podem comprar produtos no SmartFarmer.

Também ligamos os produtores aos seguintes consumidores:

  • Canal HoReCa: Hóteis, Restaurantes e Cafés;
  • Indústrias transformadoras e PMEs;
  • Lojas de especialidade (ex.: Gourmet/bio) e mercearias de bairro;
  • Lares da terceira idade, escolas públicas, escolas privadas, creches, hospitais, entre outros.

Entre em contacto com a equipa em [email protected] para saber mais.

Qualquer produtor agroalimentar previamente aceite pelo SmartFarmer pode vender os seus produtos em www.smartfarmer.pt devendo para tal registar-se na página de registo.

Todos os produtores devem assumir o compromisso de vender produtos de origem local e nacional, de qualidade, diferenciados e a um preço justo mas acessível, dentro dos prazos de validade, e com quantidades disponíveis para serem recolhidas, nos prazos estipulados, sempre que se faça uma venda online.

A qualidade dos produtos e do serviço prestado pelos produtores é da sua inteira responsabilidade, reservando-se o SmartFarmer o direito de retirar do SmartFarmer os produtores com menor qualidade de serviço.

Produtores

Intervimos em 3 níveis: ao nível do planeamento, ao longo da cadeia de distribuição e na análise de mercado.

Ao nível do planeamento, ajudamos a ligar a oferta e a procura:

  • Fazendo o levantamento das necessidades de consumo dos diferentes food hubs, (incluindo escolas, restaurantes, cantinas sociais, clubes de consumidores etc.) para informar os produtores;
  • Recolhendo informação de mercado para partilhar com os produtores (ex. tendências na procura, níveis de preços, etc.);

Ao longo da cadeia de distribuição:

  • Articulando parcerias para armazenamento e logística;
  • Facilitando parcerias com transformadores a fim de diminuir a perecibilidade de alguns produtos primários excedentários;
  • Disponibilizando uma ferramenta para gestão de encomendas;
  • Estabelecendo parcerias com agentes de distribuição.

No acesso ao mercado em condições justas:

  • Disponibilizando uma loja online para comercializar produtos, podendo os produtores fazê-lo individualmente ou, idealmente, através de um hub que agregue vários produtores e consumidores;
  • Apostando numa estratégia de marketing para promoção do SmartFarmer, também a nível local;
  • Identificando oportunidades de negócio para os produtores e hubs.

A adesão à plataforma do SmartFarmer é gratuita para todo o tipo de utilizador (produtor ou consumidor); sem qualquer investimento inicial, o produtor passa a ter uma ou mais montras digitais para expor os seus produtos. É cobrada uma comissão mínima de 16% sobre as vendas realizadas no SmartFarmer. Esta comissão poderá ser revista, caso a caso.

O SmartFarmer trabalha com uma rede de parceiros na área do comércio eletrónico; a adesão a plataformas nossas associadas também é gratuita.

A gestão das lojas é responsabilidade do gestor da loja e todas as lojas têm um gestor designado, o gestor pode ser o produtor ou o Food Hub Local. Numa primeira fase, o SmartFarmer assegura a introdução da informação dos produtores e dos produtos na plataforma sem custos. Caberá ao produtor validar toda a informação assim que esta estiver online.

Os gestores das lojas desempenham um importante trabalho na organização e vistoria dos produtores e produtos locais que representam, no sentido de garantir a conformidade com a legislação em vigor, a qualidade e rastreabilidade dos produtos.

Vamos sempre privilegiar lógicas de proximidade no entanto, para aumentar o potencial de venda, um produtor aderente da rede do SmartFarmer poderá vender no mercado Local, Regional, Nacional e Internacional, em conformidade com as suas necessidades e possibilidades de escoamento.

Produtos

Basta clicar na imagem do produto que pretende e vai poder ver toda a informação ao detalhe. Use a nossa pesquisa para encontrar mais facilmente o que procura e fale connosco sempre que precisar de ajuda.

Não temos esta informação disponível, mas poderá contactar o produtor.

O preço assinalado na página do produto já inclui todas as taxas e impostos aplicáveis. Ou seja, os preços são PVP (Preço de Venda ao Público). Os portes de envio não estão incluídos no preço e são adicionados ao preço do produto dependendo da sua escolha entre os serviços de entrega disponíveis.

Poderá esclarecer as suas dúvidas diretamente com o produtor que a comercializa o produto. Todos os produtos estão associados a um produtor. No perfil do produtor clique em “Coloque uma questão”.

Poderá consultar a resposta do Produtor na sua Área Pessoal, em “As Minhas Mensagens”.

Sim, esse valor mínimo é de 25€, só desta forma é possível assegurar a logística e distribuição com a máxima qualidade.

Aceitação da encomenda por parte do produtor

A encomenda de produtos carece de aceitação por parte do produtor.

O produtor tem até 48h para aceitar ou recusar a sua encomenda, depois de efetuado o pagamento da mesma. Quer o produtor aceite, quer recuse, receberá sempre um email com essa informação.

Caso a sua encomenda não seja aceite, receberá um email com esta informação, a sua encomenda será cancelada, e o pagamento previamente efetuado é devolvido pelo mesmo meio utilizado no pagamento.

A emissão da fatura é da responsabilidade da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, entidade gestora do SmartFarmer, e não do produtor. Desta forma poderá encomendar a vários produtores, mas só recebe uma fatura.

Custos de envio

Não. Cobramos uma taxa de serviço de entrega por cada compra efetuada na loja do produtor; se fizer uma encomenda em várias lojas de produtor pagará uma taxa de entrega por encomenda efectuada em cada loja.

Cada produtor no SmartFarmer gere uma loja própria, por cada encomenda que faça numa loja de produtor será cobrada uma taxa de entrega. Os portes de envio são automaticamente calculados pelo nosso sistema e dependem dos seguintes factores:

  • Peso e volume da encomenda;
  • Tarifários das transportadoras, os quais sofrem actualizações periódicas.
  • O SmartFarmer não cobra qualquer margem sobre os portes de envio.

Os gastos de envio são atualizados no carrinho de compras à medida que acrescenta artigos ao carrinho.

Quais as transportadoras com quem o SmartFarmer trabalha?

O SmartFarmer integra e oferece através da plataforma os serviços de várias operadoras de transportes.

  1. um representante do SmartFarmer combina com o produtor o horário de recolha;
  2. a transportadora levanta a encomenda no produtor;
  • a encomenda é entregue ao cliente na morada indicada.

A nível local, em conjunto com os nossos parceiros, recorremos também, caso a caso, aos recursos existentes na comunidade tais como armazéns, transportadoras locais, pontos de entrega, entre outros.

Ao adquirir produtos de um mesmo produtor, numa única loja, estará a reduzir as embalagens e os transportes realizados pelo que estará a ajudar o ambiente enquanto poupa nos portes de envio.

Poderá ainda otimizar os custos de entrega, efetuando as compras a produtores de um mesmo “Food Hub”, desde que na sua página esteja mencionada a agregação de produtos dos vários produtores que integram o Hub.

Finalmente, mas não menos importante, pode organizar um clube ou grupo agregado de compra. Nesse caso, pode contactar previamente a equipa do SmartFarmer ([email protected]) de modo a prepararmos um catálogo específico e um fluxo de específico que permita a agregar encomendas para entrega num ponto único.

Entrega e envio

1)Entrega a nível local com o apoio do Food Hub local;

2)Entrega por transportadora.

O prazo estimado para entrega é de aproximadamente 5 dias úteis. Após o pagamento, o produtor terá 2 a 3 dias úteis para fazer seguir a encomenda. Nesse momento irá receber um email a informar que o produto já seguiu viagem. Em alguns produtos é adicionado um Tracking Number, para que possa, junto da transportadora acompanhar a sua viagem até ao destino final.

Cada produtor faz o envio dos seus produtos diretamente ao consumidor final e desta forma reduzimos a necessidade de um armazém intermédio ou central, o que faria acrescer custos com infraestrutura física e energia. Se encomendou produtos de produtores diferentes, estes serão enviados em separado, e podem chegar em dias diferentes. Produtos do mesmo produtor podem ser enviados em separado, caso tenham exigências nesse sentido. A excepção será a aquisição a produtores de um mesmo “Food Hub” com capacidade própria de agregação e expedição.

Receberá um email a confirmar a sua encomenda no momento em que a mesma é efetuada, e outro no dia em que a mesma é enviada.

O envio das encomendas é uma responsabilidade do produtor.

Aceda às informações da encomenda na sua Área Pessoal em www.smartfarmer.pt.

Se ainda não recebeu a sua encomenda no prazo de 5 dias após a data de expedição:

-Confirme se a morada de entrega se encontra correta.

-Contacte o serviço de Apoio por email, para [email protected]

O cancelamento de uma encomenda apenas é possível se o pagamento ainda não tiver sido efetuado e a mesma ainda não tiver sido processada.

Devoluções e reembolsos

Sim, de acordo com o direito de livre resolução, pode devolver nos 14 dias corridos após a data de receção dos produtos. A devolução só é aceite se os produtos se encontrarem na sua embalagem original, inviolada, acompanhados da respetiva fatura de compra.

Exceções ao Direito de Livre Resolução:
De acordo com a Lei n.º 47/2014, de 28/07, e salvo acordo das partes em contrário, o cliente não pode devolver:
– Bens confecionados de acordo com especificações do cliente ou manifestamente personalizados;
– Bens que, por natureza, não possam ser reenviados ou sejam suscetíveis de se deteriorarem ou de ficarem rapidamente fora de prazo;
– Bens selados não suscetíveis de devolução, por motivos de proteção da saúde ou de higiene quando abertos após a entrega;
– Bens que, após a sua entrega e por natureza, fiquem inseparavelmente misturados com outros produtos.

Contacte-nos através do e-mail [email protected], indicando nº de encomenda, fotografia do produto em questão e descrição do problema. Após este contacto ser-lhe-ão prestadas as indicações necessárias para dar seguimento à troca ou devolução.

Importante: Em caso algum envie os artigos sem contacto prévio pois os mesmos não serão rececionados.

Nota 1: Os custos de envio para a nossa morada são a cargo do cliente, exceto nos casos em que o motivo da devolução ou troca nos seja imputável ou à transportadora.

Nota 2: A troca ou reembolso só será efetuado após a verificação do estado do produto.

Depois do produto ser recebido pelo vendedor, o estado do mesmo será verificado para garantir que está em condições.

Assim que o vendedor der ordem para reembolsar a devolução, o pagamento do reembolso será efetuado por meio idêntico ao utilizado aquando do pagamento da encomenda inicial, por exemplo Cartão de Crédito ou Débito e Multibanco.

Caso o motivo da devolução nos seja imputável (p.e. produto com defeito ou erro no processamento da encomenda) proceder-se-á ao reembolso da totalidade do valor pago pelo cliente.

Porém, no caso de estarmos perante uma encomenda de diversos produtos e apenas uma parte seja objeto de devolução ou troca, não será processado o reembolso das despesas de envio.

Ainda com dúvidas?

Não encontrou a resposta às suas dúvidas? Ainda tem questões sobre o serviço prestado pelo SmartFarmer? Envie-nos mensagem e a equipa SmartFarmer entrará em contacto com a maior brevidade.

Telef: (+351) 918 451 883
Email: [email protected]