Cabaz de Frescos, Receitas

Receita de Favas com ovos escalfados

As favas são uma leguminosa deliciosa e incrivelmente nutritiva. Está na época delas e quem já provou não dispensa de repetir.

Neste artigo, vamos conhecer melhor este alimento disponível nos Cabazes de Frescos SmartFarmer desta semana!

Leguminosas nutritivas

Como característica principal, a fava destaca-se por ser muito rica em fibra e por isso, tal como as outras leguminosas é um alimento que transmite grande saciedade e níveis de energia estáveis e duradouros.  As favas também são ricas em Amido, Ferro, Vitaminas do complexo B, Magnésio, Potássio, Zinco e Fósforo.

Opte por produtos da época – Fava

É nos meses de abril e maio que as favas estão especialmente tenras e suculentas ainda envoltas nas suas carnudas vagens (que bem lavadas, cozidas e reduzidas a puré dão um saboroso esparregado).

Adquiridas frescas, conservam-se perfeitamente durante 3 a 4 dias na gaveta dos legumes, do frigorífico.

As Favas na Cozinha

Por causa do seu sabor e textura únicos, as favas são usadas em sopas, molhos, cozidos, cremes e até saladas. As favas frescas pequenas cozem mais facilmente e não precisam de ser demolhadas em água. Se usar favas frescas grandes é importante demolhar antes de cozer para reduzir efeitos secundários indesejáveis.

Para tirar o maior proveito deste alimento nutritivo e saudável, depois de descascar as favas, deixe-as de molho cerca de 8 a 12h, com uma água e uma colher de vinagre.

Congelar para não desperdiçar: sendo este um produto tão sazonal, a congelação é uma excelente forma de conservação. Saiba como preparar as favas para congelar aqui.

Receita de Favas com ovos escalfados

Um guisado simples e delicioso, que pode ser servir como petisco ou como prato principal.

Pode adicionar um chouriço no guisado, para recriar as características favas com chouriço.

Ingredientes para 4 pessoas
  • 700 de favas frescas
  • 4  ovos
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • 2 cenouras
  • 1 lata de tomate pelado picado
  • 2 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 50 ml de vinho branco
  • 1 ramo de coentros
  • 100 g de chouriço (opcional)
  • Sal e pimenta-preta q.b.

Passos

  1. Levar um tacho ao lume com o azeite, a cebola picada e a folha de louro.
  2. Deixar cozinhar um pouco e adicionar os dentes de alho (e o chouriço).
  3. Acrescentar as cenouras cortadas às rodelas, o tomate pelado, a polpa de tomate, o vinho branco e a água e deixar cozinhar até a cenoura estar macia.
  4. Acrescentar o ramo de coentros e as favas. Temperar com sal e pimenta. Se necessário, acrescentar mais água. Deixar cozinhar até as favas estarem macias.
  5. Assim que as favas estiverem cozidas, abrir os ovos para o tacho, tapar e deixar cozinhar em lume brando até os ovos estarem no ponto.

Bons cozinhados e bom apetite!

Se gostou desta Receita de Favas com ovos escalfados, então, venha conhecer os Cabazes de Frescos SmartFarmer e descubra mais receitas no nossos blog.

Sustentabilidade e apoio aos pequenos produtores

Ao escolher favas e outros produtos locais de pequenos produtores, estamos a apoiar a economia local e a promover a sustentabilidade ambiental ao mesmo tempo que garantimos que os nossos alimentos são frescos e saudáveis. Optar por produtos locais também reduz a pegada de carbono associada ao transporte de alimentos.

Related Posts