Histórias, Receitas

Mousse de morango saudável com 4 ingredientes

Saber comer passa também por adaptar o que come a cada época. Se consumida na sua época de produção, a fruta não só será mais saborosa como terá maior riqueza nutricional. Acresce que, quando os alimentos são produzidos localmente, contribuímos ainda para um ambiente mais sustentável e para o desenvolvimento da economia nacional.

Morangos: uma das estrelas da primavera

Em Portugal os morangos começam a ser colhidos durante a primavera. Este fruto é apreciado não só pelo seu sabor fresco adocicado, mas também pelo seu potencial antioxidante e pelo seu baixo valor energético. Para além da sua riqueza em vitamina C são, também uma fonte de fibra e devem fazer parte de uma alimentação saudável.

Propriedades e usos

Os morangos são frutos ricos em antioxidantes, em vitaminas A, E, C, B5 e B6, cálcio, ferro e outros minerais, e pobres em calorias. São uma fruta de fácil preparação e consumo, sendo facilmente integrada em lanches e snacks. Pode ser consumido ao natural, mas também em gelados, sobremesas, bolos, doces e compotas.

Cuidados a ter no consumo e escolha dos morangos

O morango é uma fruta muitíssimo apreciada e uma das preferidas das crianças. Contudo, também é uma das frutas que sofre mais uso de pesticidas e outros químicos industriais, pelo que é aconselhável que procure comprar sempre a produtores da sua confiança.

À semelhança de outros frutos vermelhos, os morangos são de deterioração rápida, pelo que devem ser consumidos o mais brevemente possível após a compra. Até ao momento de consumo, deve manter estes frutos no frigorífico, de modo a prolongar o seu tempo útil de vida. No momento do consumo, deve higienizar previamente com a utilização de água com gotas de limão ou vinagre.

Mousse de morango saudável 

Testámos esta versão da nutricionista Mariana Abecasis baixa em calorias e sem adição de açúcares e recomendamos!

Ingredientes:

  • 500 gramas de morangos;
  • 2 iogurtes magros de morango;
  • 1 embalagem de gelatina em pó de morango;
  • 300ml de água.

Preparação:
Numa taça coloque os morangos, previamente arranjados e lavados, junte os dois iogurte e bata com a varinha mágica.

À parte deve diluir a gelatina em pó em 300ml de água a ferver. Mexa bem até ficar bem diluído.

Deixe arrefecer uns minutos e junte a gelatina aos morangos e ao iogurte. Mexa bem.

Por fim, leve ao frigorífico durante cerca de duas a três horas e está pronto a servir.

Bom Apetite!

 

10 de Maio de 2021

Related Posts