Sabia que 1/3 da produção alimentar mundial é desperdiçada? E que 17% da comida é deitada fora mesmo antes de chegar aos consumidores? E ainda que 40% do desperdício alimentar acontece em nossas casas?
Em nossas casas
O envolvimento das famílias é essencial para o combate ao desperdício alimentar.
A sustentabilidade do nosso planeta vai muito para além da questão dos resíduos. Mas reduzir a nossa produção individual de resíduos é essencial, para mitigar o seu impacto no ambiente. E também na nossa saúde. Podemos fazer isso consumindo menos, consumindo melhor e de forma mais responsável.
Evitar o desperdício alimentar
Evitar o desperdício alimentar, não é a única via, mas é uma via importante. Por muito que se tente reduzir o lixo que se faz na cozinha, há sempre espaço para melhorar.
Adote algumas, ou todas, as 10 dicas que preparámos para si e junte-se à luta contra o desperdício alimentar.
- Faça uma auditoria ao seu caixote do lixo. Assim percebe qual a quantidade efetiva de resíduos gerados e quais os pontos que pode melhorar.
- Compre de forma responsável. Por exemplo, planeie as refeições; elabore uma lista de compras; compre apenas alimentos que sabe que vai comer; dê preferência aos alimentos da estação, de preferência locais e, sempre que possível, compre diretamente ao produtor.
- Cozinhe apenas as quantidades necessárias para o número de pessoas que vai consumir a refeição.
- Coloque os produtos com data de validade mais curtas à vista no frigorifico.
- Comece por utilizar os hortícolas e as frutas mais maduras e só depois as mais verdes. E utilize a fruta madura para preparar batidos de fruta ou purés de fruta.
- Se tem sobras, invente ou procure receitas que permitam o reaproveitamento.
- Prolongue a vida dos alimentos, conservando-os e acondicionando-os corretamente. Por exemplo, congele a comida cozinhada que sobrar ou guarde-a no frigorífico; guarde no congelador a fruta madura, legumes e ervas aromáticas em risco de murchar; leguminosas já demolhadas; pão que passou do prazo já fatiado; frutos vermelhos da época e outra fruta sazonal; tomate e molho de tomate; polpa de leite de frutos secos.
- Aproveite ao máximo os alimentos. Por exemplo, use a casca de alguns produtos hortícolas ou frutas (cebola, limão, laranja, curgete, etc.) para fazer caldos, chás ou compotas; aproveite a água da cozedura dos legumes para a sopa; pesquise por receitas alternativas e transforme a rama da cenoura num fantástico molho pesto.
- Faça compostagem. Caso não consiga aproveitar tudo, não coloque no lixo indiferenciado, por exemplo. Em vez disso, experimente a compostagem caseira ou dê os seus resíduos orgânicos através da aplicação ShareWaste.
- Partilhe estas dicas (e eventuais sobras alimentares) com amigos, vizinhos, familiares.
28 de Abril de 2021