Cabazes de Natal, da prevenção dos Incêndios Florestais, à resposta ao COVID19
INOVTERRA – uma Associação para o Desenvolvimento Local
5 receitas para fazer durante o Outono
Associação Qualifica / oriGIn – 40 concursos para promover Produtos Tradicionais Portugueses
A colheita de Jorge Vieira, um processo que começa nos campos
3 receitas portuguesas com Vinho Tinto inspiradas pelas Vindimas
Uma rede de hortas caseiras para produção sem recurso a agroquímicos
Num contexto de perda quase total do nosso rendimento familiar devido à pandemia, lançámos uma nova iniciativa, a NaturHortas – rede de hortas caseiras sem agroquímicos.
Azeite Egitânia… Enraizado na História
O Azeite Biológico Egitânia, é o fruto do trabalho de dois agricultores da região de Idanha–a-Nova, empenhados em afirmar a identidade e singularidade do azeite da sua região.
7.CBAfruit: a fruta do Fundão transformou-se em sumo
Aqui fazem-se sumos 100% naturais a partir de fruta comprada aos produtores locais, que é depois espremida e embalada. Só isso. Não há lugar para corantes, conservantes ou açúcar adicionado.
Sabia que…
A Casa do Sal é uma nano-empresa familiar que produz e comercializa Sal Marinho e a Flor de Sal da Figueira da Foz, desde 2005.
A Salina Eira Largas, em Armazéns de Lavos, está na origem da Casa do Sal. Os nossos Sais correspondem aos sabores tradicionais, como os Sais para Grelhados e Assados.
Ao temperar com os Sais da Casa do Sal cuida da sua saúde porque “engana os dedos”: a mesma pitada de tempero leva menos sal porque também tem ervas aromáticas.
Azeite é Emoção – Revista Business Portugal
Abr 2019 – Artigo sobre a marca na Revista Business Portugal. Veja aqui: https://oliveemotion.com/oliveemotion-na-revista-business-portugal-de-abril-2019/
Existe uma altura na vida em que os empreendedores decidem arriscar e criar a própria empresa dando azo aos seus sonhos e anseios. Foi exatamente o que aconteceu a Isabel Faria quando abraçou a paixão que tinha pelo azeite e conjugou-a com as emoções que este néctar proporciona, criando a Olive Emotion. Conversamos com a interveniente neste especial sobre Évora na Revista Business Portugal.
Olive Emotion é uma conjugação invulgar. Explique-nos a origem deste nome e o que a levou a fundar a sua empresa.
A Olive Emotion surge de uma paixão antiga que tenho pelo azeite e da ideia de criar uma marca minha, obedecendo a elevados padrões de qualidade e incutindo criatividade num setor algo acomodado. Há uns anos comecei a pensar como materializar este projeto, em que moldes poderia criar uma marca de azeite e trabalhar um conceito ‘premium fun’, adicionando diversão (como o nome indica) à marca. Queria que se assumisse como internacional como ‘olive’, que é facilmente entendível e pronunciável em várias línguas, e ‘emotion’ exatamente para adicionar emoção ao azeite…aí surgiu a Olive Emotion.
Refere que o conceito da Olive Emotion passa pela diferenciação. Em que moldes a define?
Baseei-me na paixão que tenho pelo azeite e essa emoção tem dominado todo o conceito da Olive Emotion. A diferenciação da marca passa pelo branding inovador, pelo logo que apela ao azeite, o formato da garrafa e pelo trabalhar o conceito de experiências invulgares. A marca vai trabalhar no sentido da valorização de um produto tão tradicionalmente português e de elevada qualidade. Atualmente estamos representados em lojas gourmet, em hotéis e restaurantes; recentemente lançámos o galheteiro, com os vinagres balsâmico e de vinho branco, que tem tido muito boa aceitação no Horeca e no consumidor final.
A Olive Emotion apresenta conceitos e combinações inovadoras. Pode contar-nos algumas experiências?
As experiências passam pelos conceitos de combinações improváveis com azeite, daí trabalharmos com chefes de cozinha que nos apresentam ligações de azeite com gelados e sorbet, ao chocolate, laranja, entre outras propostas invulgares. A aposta na divulgação da marca junto das novas gerações vai ser uma das guidelines, a sua dinamização nas redes digitais e a divulgação dos benefícios do azeite para a saúde, quer ao nível curativo e preven
tivo, quer ao nível da cosmética são passos que queremos seguir de forma a convidar as pessoas a experimentar os nossos produtos.
Apresente as caraterísticas que definem o azeite da Olive Emotion e o caminho que pretende seguir.
O primeiro blend que tivemos proveio de três variedades de azeitona, o que confere ao azeite um tom verde médio, de sabor frutado, equilibrado no paladar entre o picante e o amargo e o sabor doce e suave da azeitona galega. Vamos lançar um novo perfil, com acidez abaixo dos 0.2 por cento, sempre extra virgem, e de qualidade de topo. Trabalhamos com uma especialista que trabalha o nosso azeite e selecionamos os produtores a quem compramos este néctar, fatores que nos ajudaram a materializar a qualidade e unicidade do nosso produto e potenciou o seu lançamento nos mercados internacionais.