Cadernos de Campo

Azeite Egitânia… Enraizado na História

As raízes dos nossos olivais aprofundam-se na História, partilhando os mesmos solos que outrora alimentaram o Imperio Romano na brava província da Lusitânia. Chegaram os Visigodos, mais tarde os Muçulmanos e já no século XII, a ancestral vila Egitânia é legada à Ordem Templária que instalou aqui a sua comenda. Generosamente, essas terras alimentaram todas estas crenças, culturas e gerações.
Localizada em Idanha-a-Velha (Portugal), a quinta estende-se por 180 ha num enquadramento histórico e paisagístico único. É com profundo respeito que cuidamos os nossos olivais centenários, assentes nos princípios da Agricultura Biodinâmica. Neles, recriamos ecossistemas sustentáveis e duradouros, unindo em perfeita simbiose olivais, pastos e ovelhas, que garantem uma manutenção e adubação natural do solo, sem intervenções químicas ou mecânicas.
A colheita inicia-se no despontar do Outono e é feita manualmente pela população local, respeitando a tradição e a natureza. O fruto sadio é moído diariamente no lagar, unicamente por processos mecânicos e o azeite é extraído a frio, conferindo-lhe assim uma acidez máxima de 0,2 e exuberantes sensações organolépticas.
Todos os padrões de qualidade de produção em modo biológico são seguidos a rigor desde o olival até ao lagar.
Composto exclusivamente com variedades endémica da região (Galega, Bical e Cordovil
de Castelo Branco) o azeite Egitânia é uma afirmação da excelência e singularidade do
azeite da Beira.
Sinta o seu caracter, o seu paladar único e prove mais de 2000 anos de História Mediterrânica.”
O Azeite Biológico Egitânia, é o fruto do trabalho de dois agricultores da região de Idanha–a-Nova, empenhados em afirmar a identidade e singularidade do azeite da sua região. A sustentabilidade ambiental e a conservação do património cultural e paisagístico são premissas incontornáveis na sua abordagem ao Olival Tradicional, assim como a preservação e valorização das variedades de azeitona endémicas desta região. É desta exclusividade de variedades, que se extrai um azeite singular, de alta qualidade, com um delicado equilíbrio entre picantes, amargos e frutados.