Histórias

INOVTERRA – uma Associação para o Desenvolvimento Local

Uma parceria de sucesso

A Oikos apresenta a InovTerra como um dos seus parceiros de sucesso. Esta Associação de Desenvolvimento local, sediada no concelho de Tarouca (Vila Pouca – Salzedas) tem como principal objetivo apoiar os seus agricultores, promovendo assim a reabilitação do meio rural e a sua valorização, fixando população local que aprendeu a amar este território.

Um dos objetivos principais da InovTerra é a dinamização socioeconómica da agricultura, dignificando o trabalho dos seus agricultores, contribuindo com uma ajuda preciosa no escoamento e valorização dos seus produtos.

A criação e comercialização de cabazes biológicos semanais é uma das mais recentes iniciativas de sucesso da InovTerra. Todas as semanas os produtos do cabaz são ajustados de acordo com a sua sazonalidade e, aos sábados, o conteúdo do mesmo é lançado nas plataformas de comunicação da Associação. Os cabazes contam com frutas e legumes frescos, chás, mel e até doces tradicionais, como os apetecíveis rebuçados da régua ou as cavacas de resende.

Os cabazes são vendidos localmente no Porto e em Lisboa, mas estão também disponíveis para venda em https://smartfarmer.pt/produtor/associacaooinovterra/. A sua distribuição é assegurada pela InovTerra.

«A pandemia afetou particularmente o setor da agricultura e fez baixar os preços e as vendas de produtos agrícolas. Durante o confinamento, o problema da nossa rede de agricultores não era apenas económico, era também psicológico. Se as alfaces não fossem vendidas naquele período, as pessoas desanimavam, iam abandonar a terra e a agricultura; por isso, tivemos que agir para apoiar os produtores a venderem diretamente…» como relata Bruno Cardoso, presidente da direção da InovTerra.

A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento orgulha-se de ser parceira da InovTerra e muito em breve as duas associações vão cooperar para desenvolver e promover produtores inovadores em torno da cultura do sabugueiro.

O sabugueiro é uma cultura de importância económica crescente em algumas regiões do Norte e Centro, como a região de Tarouca. É comum em galerias ripícolas e em sebes húmidas e sombrias, contudo é capaz de tolerar solos secos e também prospera em locais quentes e com muita luz. Tanto em solos ácidos como muito alcalinos.

Ocorre em altitudes inferiores a 1.700m. Tolera a poluição atmosférica e sítios costeiros. É resistente à poda, e mesmo quando cortada na base, tem forte probabilidade de renascer. As flores são atrativas para os insetos e as bagas para os pássaros, desviando-os assim de árvores fruteiras. É uma excelente aposta e pioneira no restabelecimento de áreas florestais.

  • Curiosidades sobre o Sabugueiro / Sabia que?

Composição:

Alimento nutritivo, baixo em calorias e repleto de antioxidantes, tais como ácidos fenólicos, flavonoides e antocianinas.

Contém alto teor de Vitamina A e C, B6, além de uma série de minerais, como potássio, cálcio, ferro e magnésio, fósforo, assim como esteróis, óleos essenciais e fibras.

Indicações:

Promove a saúde do coração e dos vasos sanguíneos, reduzindo os níveis de colesterol e de gordura no sangue. Reduz ainda os níveis de ácido úrico e ajuda a controlar os níveis de glicose e insulina.

Tem efeitos anti-inflamatórios, combate bactérias nocivas e vírus, especialmente da gripe, aumenta a imunidade e protege contra a radiação UV.

Possui propriedades diuréticas e laxante.

É um dos antioxidantes mais eficazes e também é conhecido por ter uma ação anticancerígena.

Utilização:

Ingerir uma colher de sobremesa por dia.

Pode ser misturado em iogurtes, papas, cereais, batidos, smoothies,