Histórias

Uma rede de hortas caseiras para produção sem recurso a agroquímicos

A rede NaturHortas é uma rede de hortas caseiras para produção, comercialização e distribuição de produtos hortícolas sem recurso a agroquímicos, dado que acreditamos que esta via de produção hortícola é cada vez mais procurada e necessária.

Para tal, propomos a proprietários de terrenos agrícolas de pequena e média dimensão, devolutos ou que há muito tempo não são explorados, a criação de hortas caseiras, em que os proprietários dos terrenos autorizam a utilização dos terrenos e disponibilizam água, nós trazemos a nossa capacidade trabalho e restantes factores de produção (como por exemplo as sementes para semear, mudas para plantar, ferramentas, fertilizantes bio), implementamos e gerimos as hortas, fornecemos produtos hortícolas às famílias dos donos dos terrenos e comercializamos e distribuímos a restante produção de hortícolas frescos, saudáveis e saborosos.

A Rede NaturHortas trata-se assim de um iniciativa ecossocial, dado que intervém nos 3 eixos essenciais da sustentabilidade: ambiente, economia e sociedade. Conduz à produção de alimentos ambientalmente mais favoráveis e saudáveis; aproxima os consumidores a produtores locais, reduzindo os custos de distribuição e comercialização; e envolve vizinhos e as comunidades locais, reutilizando terrenos agrícolas não raras vezes há muito abandonados.

Estamos sediados em Colares, pelo que as primeiras hortas caseiras estão a ser implementadas no concelho de Sintra e pretendemos iniciar a distribuição das hortícolas – NaturCabazes – no distrito de Lisboa em meados do Verão de 2020. No entanto, é nossa visão e objectivo alargar a Rede NaturHortas a outras zonas de Portugal, procurando proprietários e parceiros que desejem envolver-se neste projecto e se revejam nos seus princípios, encontrando em paralelo consumidores que queiram usufruir dos vegetais ambientalmente mais favoráveis, mais saborosos e saudáveis, que esta rede de hortas caseiras vai proporcionar!