Notícias

Parceria Oikos e Oxfam trazem chá, açúcar e chocolate de comércio justo

Uma nova linha de produtos de comércio justo chega agora a Portugal, através de uma parceria com a Oikos, a ONG promotora do SmartFarmer. Desenvolvida pela Fundação Oxfam Intermón, a linha de produtos “Tierra Madre” inclui chá, chocolate e açúcar, de produtores de países em desenvolvimento, tais como São Tomé e Príncipe, Peru e Sri Lanka.

Integrado no projecto “A Quem Comprar – O papel dos consumidores na promoção do desenvolvimento económico e social nos países em desenvolvimento”, co-financiado pelo Instituto Camões, o presidente da Oikos, João José Fernandes, diz que “esta parceria com a Fundação Oxfam Intermón, e o arranque da comercialização nas lojas de maior dimensão do Pingo Doce, insere-se numa longa tradição da Oikos e seus parceiros locais e internacionais, de assistência técnica à produção, definição de regras de comércio justo e solidário, e abertura de canais de comercialização nacionais e internacionais às associações de pequenos produtores, seja nos Países em Desenvolvimento, seja em Portugal.”

Comércio justo, sabor ideal

São produtos biológicos que chegam agora a Portugal, respeitando os direitos dos produtores, sem desigualdades e sem exploração infantil. Por agora poderá provar um chá chai, açúcar e dois chocolates negros; feitos com matéria-prima de qualidade, sem aditivos, nem herbicidas, e sem agredir a terra.

Estes produtos de comércio justo chegam a Portugal no âmbito do trabalho continuado da Oikos, tendo estabelecido uma parceria com a Fundação Oxfam Intermón a fim de iniciar a comercialização da marca Tierra Madre no nosso país.

Consumo responsável e esclarecido

Este projeto visa contribuir para o aumento do rendimento e para a melhoria da segurança alimentar dos produtores agrícolas dos Países em Desenvolvimento, através de uma produção mais eficiente e com orientação para o mercado. Fomentar o consumo responsável e esclarecido é uma forma de apoiar a produção agrícola sustentável por parte de organizações de produtores de países em desenvolvimento.

Assim, nos próximos meses poderá encontrar em 9 hipermercados Pingo Doce (Barreiro, Telheiras, Fórum Sintra, Bela Vista, Odivelas, Braga, Aveiro, Póvoa de Varzim e Sta. Maria da Feira) os seguintes produtos:

  • Chá Chai Com Especiarias Bio Tierra Madre 40 Gr
  • Açúcar “Panela” Grão Fino Bio Tierra Madre 500 Gr
  • Chocolate Negro 70% Pepitas Cacau Bio Tiera Madre 100 Gr
  • Chocolate Negro 85% Bio Tierra Madre 100 Gr

Compre, experimente e conte-nos como foi no Facebook e no Instagram.

16 de Janeiro de 2021

Back to list

Related Posts