Notícias

Crise dos agricultores piora com novo confinamento

À semelhança de Março de 2020, muitos pequenos e médios produtores Portugueses não estão a conseguir vender o que produzem. A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) revelou, num comunicado de imprensa, divulgado pela revista Vida Rural, que a crise na agricultura se agravou com o novo confinamento, no seguimento de reuniões com as suas associadas regionais.

“Com este novo confinamento assistimos uma vez mais ao encerramento de uma das principais fontes de escoamento da produção da Agricultura Familiar como é o canal da hotelaria e da restauração”, escreve o dirigente da CNA, Vítor Rodrigues.

Adaptação – Uma forma de resistir

2021 começou da pior forma e as dificuldades são mais notórias no setor dos hortícolas e da carne, agravando-se de dia para dia pois, em muitos casos, a situação financeira dos produtores torna-se cada vez mais frágil.

Os consumidores fazem parte da solução

A SmartFarmer sabe que esta crise não pode ser ultrapassada sem uma alteração nos padrões de consumo. Isto verificou-se em 2020, em que não só as cadeias de abastecimento mudaram mas também  o comportamento dos consumidores e as suas preferências se alteraram. Isto apresenta uma oportunidade para que se aposte no relacionamento directo entre os produtores e os consumidores.

Os consumidores são parte da solução para esta crise. Não vamos deixar de nos alimentar todos os dias e, em cada decisão, em cada compra, há uma oportunidade para exercitar empatia, resiliência e confiança num sistema alimentar melhor.

Novos canais de escoamento

Vamos continuar a promover novos canais de escoamento, para que esta relação seja facilitada, como a smartfarmer.pt,  aproximando produtores e consumidores.

Junte-se a nós nesta batalha.

31 Janeiro de 2021

Back to list