Notícias

250 anos, 250 sabores

O Turismo é uma atividade económica muito importante para a economia de um país e um mecanismo chave para o desenvolvimento regional. Com a pandemia da covid-19, este setor que é o meio de subsistência de centenas de milhões de pessoas, sofreu quedas históricas.

Olhando para o futuro do turismo em Portugal e para fazer frente a esta crise do setor, A AHRESP e o Município de Castelo Branco, em parceria com a InovCluster e o Turismo do Centro de Portugal, lançaram uma iniciativa a que deram o nome de Rota Gastronómica 250 anos, 250 sabores.

O objetivo é fomentar a retoma da economia e apoiar o negócio das empresas turísticas, em especial as que se encontram em regiões de menor densidade populacional e, portanto, maioritariamente sujeitas às consequências da sazonalidade. Esta iniciativa, que se apresenta também como forma de valorizar o território e os produtos endógenos, deu origem à criação de uma rede de restaurantes e alojamentos que, entre 15 de junho e 30 de setembro de 2021, oferecem condições vantajosas a quem os visita.

Rota Gastronómica 250 anos, 250 sabores: o melhor de Castelo Branco à mesa

Os Restaurantes que decidiram aderir a essa iniciativa são cinco: O Restaurante Cozinha do Castelo, o Restaurante Piscina Praia, o Restaurante Quinta da Dança, o Restaurante Pessoa Wine Spot e o Restaurante Forja do Ferreiro. Quem visitar a região nesse período, poderá deslocar-se a estes restaurantes e deliciar-se com o melhor que a gastronomia da beira baixa tem para oferecer, uma vez que todos eles disponibilizam propostas de pratos que são um hino à boa comida e à tradição, através do menu especial ‘Experiência 250 anos’.

Este menu é compostos por produtos tradicionais deliciosos que não ultrapassam os 18 euros: desde entradas regionais, como o queijo assado com mel de rosmaninho e amêndoas, passando para pratos principais como a espetada de borrego da beira baixa, laburdo com laranja, medalhões de porco com migas beirãs e carpa fumada sob cama de puré de grão, cabidela de galinha do campo, o difícil vai ser escolher. Esta viagem gastronómica termina nas sobremesas típicas da beira baixa, como a tigelada com mirtilo e gelado de azeite e mel  e a famosa tigelada da beira baixa, doce conventual bastante comum na região, é confeccionado em caçoilas de barro e desde há muito que é uma das sobremesas habituais à mesa das famílias deste território nacional.

Mas esta iniciativa não se fica por aqui, e quem decidir pernoitar numa das unidades hoteleiras disponíveis, ainda recebe um voucher de €15 por noite e por quarto alugado que podem ser levantados diretamente no Posto de Turismo, localizado na Praça do Município.

Programa Seleção Gastronomia e Vinhos

Para além destas iniciativas complementares para estimular a procura turística interna, está também em curso o lançamento em Castelo Branco, por parte da AHRESP, do programa “Seleção Gastronomia e Vinhos”, cuja finalidade é promover a gastronomia e a restauração local, certificando a qualidade da oferta dos restaurantes. Este programa que surgiu para afirmar o Património Gastronómico Português como Produto Turístico, já certificou estabelecimentos de restauração dos territórios de Viseu, Dão Lafões e Região de Coimbra, entre outras regiões. Para poderem expor nas suas instalações uma placa distintiva e um diploma do programa, os estabelecimentos selecionados deverão cumprir uma ampla lista de requisitos, que vão desde a formação dos colaboradores às boas práticas de higiene e segurança alimentar.

A qualidade e origem das matérias-primas e apresentação final do prato são igualmente elementos preponderantes na avaliação dos estabelecimentos.

Produtos endógenos de Castelo Branco

Com uma gastronomia de encher o paladar, a Beira Baixa é uma das regiões do país onde se produzem os queijos, os azeites e os vinhos mais apreciados, reconhecidos com Denominação de Origem Protegida – DOP. Deixamos-vos com algumas sugestões de ótimos produtos da região, que podem adquirir na nossa loja online:

Queijos da Beira Baixa DOP – Picante

Broas de Noz

Azeite Virgem Extra Ródão Tradição – Garrafa 0,25 Lt

Borrachões Geocakes 250gr