Esta semana estamos de volta com uma receita que utiliza a fruta boa e da época dos nossos cabazes de frescos, mais precisamente, a pera rocha.
Conheça a história deste fruto típico do Oeste e aprenda a fazer uma deliciosa tarte de pera rocha.
Pera Rocha – A rainha da região Oeste
De acordo com a tradição, foi em 1836 que Pedro António Rocha identificou, numa sua propriedade em Sintra, uma pereira diferente, cujos frutos eram de uma qualidade invulgar e aos quais deu a designação de Pera Rocha, a partir do seu próprio nome.
Como a região Oeste se mostrou particularmente apta para o seu cultivo, foi-lhe atribuída a Denominação de Origem Protegida (DOP), delimitando uma área geográfica com um saber-fazer reconhecido, na qual se concentra a produção desta variedade de pera.
Aqui, destaca-se o concelho do Cadaval, com uma área de cultivo de 2073 hectares, e o do Bombarral, com uma área plantada de 1934 hectares. Pertence a esta região a responsabilidade de exportação de mais de 50000 toneladas de Pera Rocha para toda a Europa, Canadá e Brasil. É colhida normalmente em agosto.
Nas definições oficiais, a Pera Rocha do Oeste é apresentada como um fruto de “polpa de cor branca, macia, fundente, granulosa, doce, não ácida, muito sucosa, de perfume ligeiramente acentuado e com a epiderme amarelo-clara, por vezes com uma mancha tenuemente rosada do lado do sol”. Quando está mais verde, a Pera Rocha é crocante. Quando está mais madura, adquire um tom amarelado, tornando-se mais doce, macia e sumarenta.
Para além de consumida e muito apreciada como qualquer outra peça de fruta, a Pera Rocha do Oeste também pode ser usada em saladas, pudins, compotas, iogurtes ou mesmo servir de acompanhamento a diversos pratos salgados, nomeadamente de caça.
Texto: Livro ‘Os Sabores da Nossa Terra’: Leaderoeste – Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural do Oeste.
Receita de Tarte de Pera Rocha
Ingredientes:
- 10 peras rochas;
- 200 gr de açúcar;
- 2 c.s de manteiga;
- 300 gr de massa folhada;
- 1 pau de canela.
Preparação:
Descascam-se as peras e cortam-se em metades, descartando os caroços. Numa forma ou frigideira, apta para ir ao forno e ao lume, de preferência de ferro, coloca-se a manteiga, polvilha-se com o açúcar e adiciona-se o pau de canela. Cobre-se o fundo da forma com as peras e leva-se a lume brando durante 30 min, até caramelizar. Estende-se a massa com 3 cm de espessura e coloca-se por cima das peras, com as extremidades dentro da forma. Coloca-se a forma no forno pré-aquecido a 180 Cº e deixa-se cozinhar durante 25 a 30 min. Retira-se do forno e vira-se a forma para um prato ficando com as metades de pera dispostas por cima. Serve-se.
Bom Apetite!