Receitas

Receita da semana: Creme de beterraba assada

creme de beterraba

Mais uma receita para a nossa rubrica semanal ‘receita da semana’. Todas as receitas desta rubrica incluem produtos do nosso cabaz de frescos. O Cabaz ‘Frescos da Semana’ vem recheado de frutas e legumes selecionados com muito amor e carinho. Pode receber o cabaz em casa, diretamente da horta à sua porta, ou levantar no nosso escritório em Queijas, Oeiras.  A sua encomenda faz a felicidade dos pequenos produtores nacionais. ❤️

Para conhecer a omposição do cabaz ‘frescos da semana’ consulte este link: https://smartfarmer.pt/produto/cabaz-frescos-da-semana/

Com a beterraba, as batatas, a abóbora e a cenoura do cabaz desta semana, propomos a elaboração de uma sopa simples e muito saudável. Escolhemos uma receita com beterraba para celebrar esta colheita que é umas das primeiras do ano do nosso produtor-parceiro Luís que cultiva também alfaces, couves, salsa, coentro e muito mais ao longo do rio Lizandro em Mafra. É certo que já havia beterraba no mercado, mas a nossa, a local e de proximidade, só agora é que está disponível.

A beterraba

É um tubérculo com uma cor bem característica e um sabor bem marcado. Mais de 87% da sua composição é água, 8% são hidratos de carbono e 2% fibra. O destaque deste alimento vai para as vitaminas B9 e C, bem como minerais: o ferro, magnésio, potássio e cálcio.

Ela é a estrela desta sopa e é talvez um dos vegetais que menos pessoas gostam. Por essa razão ela terá o devido e merecido destaque nesta receita.

 

Os benefícios da Beterraba

A beterraba é uma raiz que possui um sabor ligeiramente doce e pode ser consumida cozida ou crua, em sopas, saladas, ou em forma de sumo. Esta raiz é uma forte aliada para a saúde: diminui a pressão arterial, pois contém nitratos que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e a melhorar a circulação sanguínea, fortalece o sistema imunitário devido à vitamina C e zinco, compostos que aumentam a produção das células de defesa do organismo e previne e combate a anemia por conter ferro e vitaminas do complexo B e vitamina C.

Mas os seus benefícios não terminam aqui, pois a beterraba também mantém a saúde dos músculos por conter potássio e cálcio, que são importantes para a manutenção de fibras musculares saudáveis, controla o colesterol e protege o coração devido aos antioxidantes e fibras que ajudam a reduzir a absorção de colesterol no intestino. Estas são algumas das boas razões para consumir e abusar da beterraba.

 

Assar os vegetais para o creme de beterraba

Normalmente a base da sopa são os vegetais cozidos em água (ou caldo de vegetais). Cozinhar os alimentos em água tem as suas vantagens. Com isso conseguimos aproveitar todos os nutrientes que ficam no caldo. No entanto, quando assamos os vegetais o seu sabor ganha outra dimensão. Os vegetais tornam-se mais doces e o seu sabor em nada se assemelha aos vegetais cozidos.

Assar os vegetais é uma excelente estratégia para tornar alimentos mais saborosos e que habitualmente têm um sabor mais acentuado (como é o caso da beterraba). Ao assar conseguimos anular esse sabor forte e torná-lo mais doce e saboroso.

 

Receita de Creme de beterraba assada

Ingredientes para o creme de beterraba

– 3 beterrabas cerca de 600g;

– 2 cebolas cerca de 350g;

– 2 batatas (uso batata doce) cerca de 400g;

– 3 cenouras cerca de 200g;

– 4 dentes alho;

– 1 a 2 litros água;

– 100 ml leite de coco ou leite normal;

– 2 folhas de louro;

– azeite q.b.;

– raminho tomilho fresco ou seco;

– pimenta preta a gosto;

– sal grosso.

 

Preparação

Comece por pré aquecer o forno a 180ºC. Descasque as cebolas, as cenouras, as beterrabas e a batata doce.

Dica: reserve essas cascas para fazer um caldo de legumes.

Lave os dentes de alho (podes usar com a casca), as folhas de louro e o tomilho. Corte em cubos: a cebola, a cenoura, a beterraba e a batata doce. Num tabuleiro preparado de forno distribuí a cebola, a cenoura, a batata doce, a beterraba, os dentes de alhos, as folhas de louro e o tomilho.

Tempera com azeite (suficiente para envolver todos os vegetais), sal e pimenta preta. Envolva todos os vegetais. Leve ao forno por 45 a 50 minutos até todos os vegetais estarem assados.

Nota: mexa de vez em quando para não queimar e assar uniformemente.

Transfira os vegetais assados para um processador (ou podes usar uma varinha mágica). Descarte as cascas dos dentes de alho, as folhas de louro e o tomilho. Junte água bem quente e triture tudo até ter uma consistência aveludada. Corrija a consistência do creme com mais água se necessário.

Transfira o creme para o tacho e junte leite de coco (opcional) e envolva bem. Rectifique o sal e a pimenta. Sirva o creme com leite de coco, crutons, bagos de romã, sementes de sésamo e coentros frescos picados.

Sirva bem quente.

Notas: Pode substituir a batata doce por batata normal, fica igualmente delicioso.

Bom Apetite!

Veja aqui a receita da semana passada: https://smartfarmer.pt/receita-da-semana-salada-de-laranja-e-cebola-roxa/

Receita e conteúdo adpatada de: https://madebychoices.pt/creme-de-beterraba-assada-uma-sopa-deliciosa/

Back to list