Estamos de volta à nossa rubrica semanal: ‘receita da semana’.
Todas as receitas desta rubrica incluem produtos do nosso cabaz de frescos. O Cabaz ‘Frescos da Semana’ vem recheado de frutas e legumes, selecionados com muito amor e carinho. Pode receber o cabaz em casa ou levantar no nosso escritório em Queijas, Oeiras. A sua encomenda faz a felicidade dos pequenos produtores nacionais.❤️
Para consultar a composição do cabaz ‘frescos da semana’ consulte este link: https://smartfarmer.pt/produto/cabaz-frescos-da-semana/
Salada de Laranja e Cebola Roxa com Molho Vinagrete de Mostarda e Mel
Com a laranja e a cebola roxa do cabaz desta semana, propomos a elaboração de uma salada de laranja e cebola roxa com um molho vinagrete de mostarda e mel.
Molho Vinagrete de Mostarda e Mel
A mistura de mel e mostarda existe há muitos séculos e sua origem é incerta. No antigo Egito já era comum misturar estes dois ingredientes para diminuir a intensidade de sabor da mostarda e existem documentos que mostram que esta combinação era usada na Roma Antiga.
O molho vinagrete de mostarda e mel é uma variação do molho vinagrete francês tradicional, normalmente feito com azeite, vinagre e mostarda. A mostarda, além de sabor, atua como um emulsificante, evitando que o vinagre e o azeite se separem. O ingrediente não tradicional é o mel, que adiciona doçura a este molho.
A origem da Laranja
A laranja é um fruto originário da Ásia, mais precisamente da região situada entre a Índia e o Sudeste asiático. O seu cultivo ter-se-á iniciado há cerca de 7000 anos, presumindo-se que os primeiros pomares de laranjeiras se desenvolveram no primeiro milénio, na China.
Os romanos foram, provavelmente, os primeiros europeus a contactar com este fruto, possivelmente durante o primeiro século, através das trocas comerciais efetuadas com mercadores persas e o reino Aksum (actual Etiópia). Considerada um produto de luxo, a laranja tornou-se popular entre a classe nobre e os militares, sendo as primeiras espécies amargas e cultivadas para serem utilizadas com fins medicinais.
Os primeiros pomares surgem no Ocidente, a partir do séc. I AD e localizam-se no Norte de África (desde a Líbia, até Marrocos) e eram, habitualmente, propriedade de cidadãos romanos.
Com a queda do Império Romano e o surgimento do Califado Islâmico, abandonam-se as rotas comerciais antes usadas. Numerosos pomares do Império, localizados no continente europeu, acabam por cair no abandono.
Os anos dourados do Califado Islâmico do Norte de África e Sul Peninsular, por volta do século XI, viram o regresso da laranja à Europa, já que sementes trazidas da Pérsia permitiram a formação de pomares na Península Ibérica. A laranja denominada Sevilha foi uma nova variedade introduzida na região. Continha mais pectina e apresentava uma casca mais espessa, muito utilizada na produção de licores, compotas e perfumes.
A laranja doce, ao contrário da amarga, só é introduzida na Europa no século XVI, por mercadores portugueses, que a trazem da Índia. A sua cultura espalha-se rapidamente, introduzindo-se em pomares por toda a Europa do Sul, desde Portugal até à Geórgia, acabando por serem denominadas “Portuguesas” em vários países, especialmente nos Balcãs.
Atualmente, a laranja é o segundo fruto mais consumido no mundo, a seguir à maçã.
Fonte: https://www.cm-silves.pt/pt/1670/historia-da-laranja.aspx
Ingredientes e preparação do Molho Vinagrete de Mostarda e Mel
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
- 1 colher de chá de mostarda tipo Dijon ou similar
- 1 colher de chá de mel
- sal e pimenta-preta a gosto
Coloque todos os ingredientes numa taça, misture bem e reserve.
Ingredientes e preparação da Salada de Laranja e Cebola Roxa
- 3 laranjas descascadas sem a parte branca cortada em rodelas;
- 1 cebola roxa cortada em rodelas finas;
Disponha a laranja num prato, adicione as rodelas de cebola roxa e o molho e misture bem.
Bom apetite!