Receitas

Receita da semana: Cogumelos recheados com farinheira

cogumelos recheados com farinheira

A Farinheira:  Um pouco de História

A farinheira é um enchido típico português e foi criado pelos judeus durante a época da inquisição. Há muitos séculos atrás os Judeus foram perseguidos em Portugal e em diversos países europeus. Para continuarem vivos e no país tinham de se converter ao cristianismo, o que implicava terem de abandonar as regras da sua antiga religião. Uma das formas mais fáceis de verificar a sua adesão à nova religião era verificar se esses chamados Cristãos-novos comiam a carne de porco, nomeadamente sob a forma de chouriços. Nesse seguimento, diz-se então que esses cristãos-novos criaram a Alheira e a Farinheira para parecer que dar a impressão que estivessem a comer porco, mas sem que na verdade o fizessem poi no seu interior estas tinham várias constituições que nunca incluíam aqueles animais que a sua antiga religião proibia.

A Farinheira tem a particularidade de ser o único enchido cuja tripa não é completamente cheia e a sua cura é feita por fumo. Pode ser servida cozida, como complemento do cozido à portuguesa ou da feijoada, frita ou assada no forno. Desde 2007 que a “Farinheira de Portalegre” está registada como IGP (Indicação Geográfica Protegida) na União Europeia.

cogumelos recheados com farinheira

Receita: Cogumelos Recheados Com Farinheira

Esta semana deixamos-lhe esta receita apetitosa, simples de fazer e ideal para os amantes dos enchidos.

Preparação:

– Descasque e lave a cebola e o dente de alho e pique-os. Lave os cogumelos e seque-os bem. Depois retire-lhes o pé e pique-os. Reserve.

– Retire a pele à farinheira e desfaça-a. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, junte a cebola e o alho e deixe alourar. Adicione os pés dos cogumelos picados e a farinheira, tempere com sal e pimenta e envolva.

– À parte lave e pique o ramo de cebolinho e junte-o à frigideira. Depois retire do lume. Coloque os cogumelos num tabuleiro, recheie-os com o preparado anterior e leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC cerca de seis minutos. Retire e sirva.

Ingredientes:

– 4 Cogumelos portobello grandes

– 1 farinheira

– 1 celbola

–  1 Dente de alho

– 1 Ramo de cebolinho

– 1 Azeite

– 1 colher de sopa

– Sal e pimenta-preta q.b

 

Bom Apetite!

Back to list