Histórias, Notícias

A ‘Green Friday’ regressa a Aveiro e lança desafio

green friday aveiro

A Agora Aveiro organiza mais uma edição do Green Friday, uma iniciativa já conhecida pelo público aveirense e que todos os anos tem como objetivo a sensibilização ambiental, procurando a reflorestação da floresta nativa e o apoio ao comércio local de Aveiro.

“Nesta Black Friday dá um desconto à Floresta!”  é o desafio que os voluntários da Associação Agora Aveiro lançam aos aveirenses com mais uma edição do “Green Friday”. Nos dois últimos anos, devido à situação pandémica, a iniciativa ganhou uma renovada importância.Os estabelecimentos locais são os que mais têm sofrido o impacto da pandemia e é por isso que a associação apela à que a comunidade faça as suas compras no comércio local, apoiando as pessoas que nas suas pequenas lojas têm o seu “ganha-pão”.

Desta forma entre os dias 22 e 28 de novembro, cada compra efetuada de valor igual ou superior a 5 euros, nos estabelecimentos aderentes, converter-se-á numa árvore nativa que será plantada na Reserva Natural de Dunas de São Jacinto. Carvalho-alvarinho, sabina-das-praias, medronheiro e folhado são algumas das espécies que têm sido cuidadas pelos alunos do Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe em Cacia e que serão devolvidas à terra, ajudando na recuperação da floresta nativa local.

Desta forma o consumismo inconsciente converte-se em sensibilização ambiental e em consumo sustentável, apoiando o comércio local como alternativa ao comércio de grandes superfícies.

O “Green Friday” faz parte do projeto “Plantar o Futuro” da Agora Aveiro. É realizado em colaboração com a Câmara Municipal de Aveiro e o Agrupamento de Escolas de Rio Novo do Príncipe de Cacia. Conta com a Bongás Energias e Grestel como “Main Sponsors”, Indasa, Digital Storm e Areadobras como “Golden Sponsors” e Casa Martelo como “Silver Sponsor”. Tem ainda o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P.

 

 

imagem: Diário de Aveiro