Notícias

“Alimentação, Mitos e Factos” de Isabel do Carmo

alimentação

A alimentação tem um grande impacto na nossa saúde, no entanto, muitas vezes baseamos as nossas escolhas alimentares em informações que são incompletas ou erradas, provenientes de ‘fontes’ pouco credíveis.

Isabel do Carmo, conhecida e prestigiada médica endocrinologista, critica algumas dietas que estão na moda, nomeadamente o jejum intermitente, o uso terapêutico de determinadas plantas e alerta para os problemas de saúde que as “fake news” podem estar a causar na saúde e no bem-estar físico dos portugueses.

Fundadora da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, presidente da Plataforma contra a Obesidade, escreveu esta obra para ajudar o leitor a tomar as opções alimentares mais vantajosas para as suas vidas, mas baseadas em fontes de informação fidedignas e com rigor científico.

“Uma onda de falsas ‘verdades’ embrulhadas em linguagem pseudocientífica, com aconselhamentos sem base em provas de investigação, invadiu o espaço público dedicado à saúde e alimentação e transformou‑se em tendências, em modas. Para a grande maioria das pessoas torna-se difícil, ou impossível, distinguir verdadeiro do falso, aquilo que está provado, o que está por provar, ou o que é simplesmente inventado.”

Em Alimentação – Mitos e Factos Isabel do Carmo faz um ponto de situação com base numa seleção criteriosa dos mais recentes estudos científicos internacionais sobre alimentação e beneficiando do conhecimento acumulado numa vasta experiência profissional de prática médica e académica. “Procurei dar instrumentos para que cada um faça as suas escolhas para preservar a saúde, preservando também o prazer, mesmo que tenha que assumir algumas transgressões, porque a vida não é só alimentação e não deve ser estruturada em obsessões. A alimentação é, e deve ser, também um prazer.”

Isabel do Carmo analisa as principais tendências e como se transformaram em modas alimentares – a dieta ‘paleo’, as dietas com jejuns intermitentes, as rejeições da lactose e do glúten, a restrição dos hidratos de carbono. Mas também o consumo de carne e os regimes vegetarianos, suas vantagens e desvantagens, os suplementos nutricionais e os medicamentos «naturais»: plantas, ervas e suplementos «naturais»

 

Isabel do Carmo Isabel do Carmo

Endocrinologista. Isabel do Carmo é licenciada e doutorada pela Faculdade de Medicina de Lisboa (FML). Professora Associada com Agregação da FML. Diretora do Serviço de Endocrinologia do Hospital de Santa Maria até 2013. Responsável entre 2005 e 2013 da coordenação HSM/Centros de Saúde Lisboa Norte. Regente da Cadeira de Endocrinologia até 2010. Fundadora do Curso de Doenças Metabólicas e do Comportamento Alimentar da FML (IFA) e membro atual do respetivo conselho científico e corpo docente. Fundadora da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade e do Núcleo de Doenças do Comportamento Alimentar. Presidente do Conselho Científico da Plataforma contra a Obesidade da DGS até à sua extinção em 2011.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IN: Jornal dos Sabores

Back to list