Notícias

‘Vinhos & Petiscos’ celebram vindimas

vinho e petiscos

Vinhos a acompanhar e a integrar petiscos, abrem ciclo de ‘encontros’ enogastronómicos.

SmartFarmer inicia um ciclo de eventos temáticos em Lisboa com provas de vinhos, petiscos e uma verdadeira mostra de produtos regionais.

O evento de lançamento com o mote ‘celebrar as vindimas’ terá lugar a 30 de setembro entre as 17h30 e as 21h00 na Casa do Concelho do Sabugal, uma localização de excelência no centro de Lisboa em plena Avenida Almirante Reis – uma das avenidas mais emblemáticas da capital.

Esta iniciativa promovida pelo SmartFarmer resulta de uma parceria com a Casa do Concelho do Sabugal, e será a primeira de uma série de eventos com provas de produtos, com o intuito de dar a conhecer ao público os produtores da rede SmartFarmer e valorizar produtos de qualidade que respeitam a terra e a tradição.

Para além das propostas para ‘harmonizar’, os vinhos estarão igualmente ‘incorporados’ nas próprias iguarias, como por exemplo cebolas roxas ao vinho tinto, enchidos com vinho tinto entre os ingredientes (Mestre Henriques), uvada, compotas, geleias e as peras bêbedas. Não faltarão outras sugestões, como queijos regionais a acompanhar os Vinhos da Beira Interior, estando já confirmada a presença da Quinta dos Termos – reconhecido nacional e internacionalmente com inúmeros prémios que é uma referência entre os produtores de excelência que tão bem têm vindo a representar esta região.

vinho e petiscos provaPara que ao prazer de comer e beber se junte o ‘Saber’, será promovido um passatempo/ concurso denominado ‘Quem Sabe mais sobre a Vinha, o Vinho e o Mundo Rural’ com perguntas de escolha múltipla – a lembrar alguns concursos de televisão – onde mais do que testar os conhecimentos sobre esta temática, se pretende estimular o debate num ambiente informal, de partilha de conhecimentos e convívio. Com prémios para ‘Quem Sabe Mais’!

O custo de participação é de 12,5€ com direito a um copo de vinho – com possibilidade de adquirir/reforçar a dose – e degustação de todos os produtos disponíveis. O número de participantes é limitado pelo que poderá conhecer a lista de iguarias e reservar a sua presença AQUI!

Este vento contará ainda com a presença de convidados especiais ligados à área do vinho como José Arruda, secretário-geral da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho e Amílcar Malhó, diretor do Jornal dos Sabores, um órgão de Informação dedicado, prioritariamente, à área de alimentação e bebidas e ainda o presidente da Casa do Concelho do Sabugal, Joaquim Corista.

vinho e petiscos sabugal

Este é o primeiro de um conjunto de eventos, sempre realizados no mesmo local e na última quinta-feira de cada mês, à exceção do mês de dezembro em que a data será adiantada devido à época de Natal.

 

Esta iniciativa é promovida pelo SmartFarmer, um negócio social da ONG Oikos – Cooperação e desenvolvimento, e surge no âmbito da dinamização do marketplace smartfarmer.pt cuja missão é apoiar pequenos e médios produtores agroalimentares, alavancando as suas vendas através de uma plataforma online e criando relações de proximidade e transparência entre estes e os consumidores.

Back to list