A Cebola em Portugal
A cebola é um ingrediente fundamental de quase todos os pratos da cozinha Portuguesa, sendo por isso plantada em todas as hortas do Norte ao sul de Portugal. O seu cultivo é bastante simples e não requer cuidados excecionais. Atualmente existem muitas espécies de cebolas, desde brancas a roxas, chalotas e muitas outras, sendo a amarela, a branca e a roxa as mais populares. O processo de plantação é semelhante para todas elas.
Este vegetal é muito utilizado para temperar diversos alimentos e possui diversos benefícios para a saúde devido às suas propriedades antivirais, antifúngicas, antibacterianas, anti-inflamatórias, antioxidantes, etc. Podemos por isso dizer que consumir cebola regularmente é uma ótima forma de nos mantermos saudáveis.
Propriedades da cebola
Existem diversos tipos de cebola, sendo a amarela, a branca e a roxa as mais populares. Estas podem ser as protagonistas de várias receitas muito saborosas. Podem ser consumidas cruas, em conserva, fritas, ao forno, assada, grelhada ou no arroz e em molhos.
O Vinho na culinária
O vinho é uma bebida apreciada um pouco por todo o mundo, e como sabemos, este pode ser utilizado não somente para harmonizar com os mais diversos pratos, mas também para fazer parte deles. É muito comum o vinho ser utilizado para marinadas de carnes junto a temperos. Para além disso, o vinho também é bastante utilizado em muitas outras preparações que vão desde a entrada, passando pelo prato principal até a sobremesa.
Sempre foi muito comum as pessoas pensarem que o vinho para cozinhar pode ter baixa qualidade, contudo nem sempre é bem assim.
Podemos até mesmo afirmar que para algumas receitas torna-se muito importante conhecer os estilos de vinhos para cozinhar, pois cada receita requer que a bebida acrescente alguma característica específica, que possa potencializar o sabor do prato. No caso dos tintos, o melhor é escolher os que apresentam taninos mais delicados e que sejam mais frutados, não tendo passagem por madeira, para evitar que o sabor fique muito marcante e mascare os outros ingredientes. Bons exemplos são Merlot, Carménère e Pinot Noir.
Receita de Cebolas Roxas ao Vinho tinto
A Receita de cebolas roxas ao vinho tinto que lhe propomos hoje é uma deliciosa receita da autoria de Juliana Cabral Ventura, e é um ótimo acompanhamento para diversos tipos de carne assada como o peru e o pernil.
Ingredientes (6 a 8 porções):
– 1 kg de cebola roxa pequena e descascada
– 6 colheres (de sopa) de manteiga
– 1 e 1/2 xícara (de chá) de vinho tinto
– 2 colheres (de sopa) de açúcar
– 1/2 colher (de chá) de sal
– 1 xícara (de chá) de água
Preparação:
Numa panela de fundo reforçado, ponha todos os ingredientes (mas só metade da água), tampe, leve ao fogo médio mexendo de vez em quando. Cozinhe por 15 a 20 minutos, até as cebolas ficarem macias. Destampe a panela, coloque o restante da água e continue a cozinhar (com a panela destampada) até o líquido do cozimento reduzir e ficar um pouco consistente.Retire do fogo, passe para uma travessa e sirva quente.
Dica: Escolha cebolas pequenas que ficam muito melhores.
Visite a nossa garrafeira para ficar a conhecer melhor a nossa seleção de tintos.