Notícias

‘Vinhos & Petiscos’ celebram os Geoprodutos

3 Evento vinhos e petiscos

Na Casa do Concelho do Sabugal, em Lisboa, o 3º evento do ciclo de encontros ‘Vinhos & Petiscos’ será dedicado aos Geoprodutos dos 5 geoparques portugueses integrados na Rede Mundial da UNESCO.

‘Vinhos & Petiscos’, evento promovido pelo SmartFarmer e que tem juntado à mesa da Casa do Concelho do Sabugal os amantes da tradição, do convívio e dos petiscos, regressa este mês com um propósito bem definido: promover os produtos GEOfood dos territórios Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses, presentes no Catálogo de Natal SmartFarmer 2021. O Evento terá lugar no dia 25 de novembro, e tal como os anteriores, decorrerá entre as 17h30 e as 21h30.

Este ano o SmartFarmer elaborou uma Campanha de Natal em parceria com os 5 geoparques portugueses que se encontram integrados na Rede Mundial da UNESCO. Estes cabazes, inspirados nas diferentes rotas destes geoparques, têm como objetivo dar a conhecer e celebrar o que de melhor se produz no mundo rural, apresentado cabazes que contêm uma seleção de produtos identitários que preservam o património natural e histórico, reconhecido pela UNESCO, criando valor acrescentado para as comunidades locais e contribuindo para a conservação da Natureza.

Segundo Emanuel de Castro, coordenador executivo do Estrela Geopark, “O Catálogo de Natal dedicado aos produtos GEOfood, dos territórios Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses, constitui uma oportunidade para muitos dos nossos parceiros locais, pequenos produtores alimentares, de comercializarem os seus produtos, alcançando potenciais clientes que de outro modo seria mais difícil.”

No menu degustação estarão presentes os produtos locais e identitários contidos nos Cabazes de Natal SmartFarmer 2021, através da apresentação de diversas iguarias que vão desde creme de amêndoas, tapas de queijo da serra com mel e nozes, gratinado de batata e cogumelos, até às sobremesas como aletria com cenoura, mel frutos secoso. Também teremos algumas surpresas para dar a provar.

Para acompanhar estas iguarias não faltarão vinhos também eles também eles regionais e identitários, como os vinhos dos produtores Quinta dos Termos e Adega de Azueira, reconhecidos nacional e internacionalmente.

Este evento contará com a presença de convidados especiais, que realizarão um pequeno discurso de abertura do evento, como o diretor executivo da Oikos, João José Fernandes e os representantes dos 5 Geoparques portugueses: Geoparque Açores, Geopark Terras de Cavaleiros, Estrela Geopark, Arouca Geopark e o Geopark Naturtejo.

Para além dos convidados acima mencionados, este ‘Vinhos & Petiscos’ contará ainda com uma convidada de excelência que será a madrinha do Evento, a chefe de cozinha Justa Nobre, nome incontornável da cozinha portuguesa, expoente máximo dos sabores tipicamente nossos.

O final da noite contará com a realização do jogo ‘Quem Sabe mais?’, desta vez com perguntas de escolha múltipla sobre os Geoparques, os Produtores e o Mundo Rural. Este jogo, dinamizado por Amílcar Malhó, diretor do Jornal dos Sabores, foi bastante apreciado no evento ‘’Vinhos & Petiscos celebram as vindimas, e mais do que testar “quem sabe mais” sobre as várias temáticas contidas nas perguntas, estimulou o convívio e a partilha de conhecimentos, com prémios para os vencedores.

O custo de participação é de 16€ com possibilidade degustação de todos os produtos disponíveis e um copo de vinho incluído, sendo que os participantes poderão adquirir bebidas no local. O número de participantes é limitado pelo que poderá ver o menu completo e reservar a sua presença AQUI!