Receitas

Receita de Pica-Pau com castanhas

Pica Pau com castanha

Esta semana propomos a receita de um prato que servimos no nosso evento de quinta-feira passada ‘Vinhos & Petiscos’ celebram a castanha.

O Pica-Pau é um petisco de origem portuguesa, mais especificamente do território de Charneca Ribatejana. Este território está inserido na produção de Carne de Bravo do Ribatejo – DOP. A textura macia, a sua consistência, suculência e gosto mais acentuado são algumas das suas características principais.

Um prato simples de preparar, mas com muito sabor, o Pica-Pau à Portuguesa consiste em carne salteada temperada com ingredientes como o alho, o louro e vinho branco. A Receita que propomos esta semana , Pica-Pau com castanhas, inclui um fruto da época, a castanha.

Esta é uma daquelas receitas para petiscar e que sabem bem em qualquer altura.

Ingredientes:

Bifes de Perú, 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 folha de louro, castanhas congeladas, azeite, cerveja, sal e pimenta q.b.

Preparação:

– Ferva as castanhas durante 10 minutos. Retire-lhes as cascas e passe-as por água fria. Depois deverá secá-las;

– Coloque-as num saco de plástico identificado com a data no congelador.

 

Leve ao lume uma frigideira com o azeite, a cebola cortada em rodelas, os dentes de alho picados e a folha de louro. Junte os bifes de perú cortados em tirinhas temperados de sal e pimenta. Mexa ocasionalmente até os bifes estarem douradinhos. Depois junte as castanhas congeladas e refresque com a cerveja. Deixe apurar e sirva de imediato.

 

Bom apetite!

 

 

Back to list