Crocante e fresca (quando comida crua), cheia de nutrientes e baixa em calorias, a cenoura é um dos hortícolas mais versáteis na cozinha.
Neste artigo, vamos conhecer melhor este alimento disponível nos Cabazes de Frescos SmartFarmer desta semana.
Conheça os benefícios da cenoura
Além de ser saborosa e acessível, confere inúmeros benefícios para a saúde.
Os betacarotenos, uma das formas da vitamina A, são dos nutrientes mais conhecidos da cenoura, e o que lhe dá a cor laranja. A cenoura é rica em fibra e é fonte de potássio.
Cenoura, o vegetal para todas as estações!
Em Portugal, a cenoura é cultivada e comercializada ao longo de todo o ano, sendo que o período de maior produção se situa entre junho e novembro.
As zonas de maior produção nacional localizam-se nas regiões do Oeste e Ribatejo, seguidas de Aveiro e Entre Douro e Minho.
Estamos habituados a que as cenouras sejam cor de laranja porque são as mais comuns em Portugal, mas também as há vermelhas, amarelas, roxas e brancas.
Como conservar
Conservar em ambiente refrigerado e em saco perfurado de modo a evitar as condensações que faz com que apodreçam mais rapidamente. No frigorífico a cenoura inteira mantém-se em boas condições até 15 dias.
A Cenoura na cozinha
Pela sua versatilidade, paladar agradável e baixo custo, a cenoura consegue manter um lugar de destaque entre as hortaliças. Pode ser utilizada crua, em saladas, cozida, em sopas, assada, em purés, bolos, doces, sumos e muito mais.
É um legume do qual consumimos habitualmente a raiz, mas em algumas culturas e tradições também se consome a rama. Deixamos aqui uma receita de Pesto de rama de cenoura
Não deve descascar a cenoura, pois a parte mais nutritiva está justamente perto da superfície. Basta lavá-la e raspá-la.
Crua ou cozinhada?
A composição nutricional da cenoura não se altera sendo a cenoura crua ou cozinhada, o que acontece é que cozinhando a cenoura há uma pequena alteração da sua estrutura, ficando com uma maior percepção do sabor doce.
Se as cozer, aproveite depois a água para novas confecções (sopas, por exemplo), que ficarão enriquecidas com os respetivos nutrientes.
Hambúrguer de grão e cenoura
Uma das receitas de hambúrgueres de legumes mais fáceis de fazer para uma refeição rápida, proteica e saborosa sem carne nem peixe.
Estes hambúrgueres vegetarianos caseiros podem ser congelados o permite ter sempre uma refeição preparada e nutritiva por perto
Ingredientes para 4 pessoas
- 400g de grão-de-bico cozido
- 1 chávena de flocos de aveia
- 2 cenouras médias raladas ou cascas de cenoura
- 4 dentes de alho
- 2 ovos
- 2 c. sobremesa de azeite1 c. sopa de salsa picada
- sal e pimenta preta q.b.
Passos
- Coloque o grão, a cenoura, o alho e a aveia num processador de alimentos. Acrescente sal e pimenta a gosto e bata por alguns minutos. A mistura pode ficar lisa ou com pedaços, dependendo do seu gosto.
- Acrescente o ovo e volte a bater, até obter uma massa que consistente. Prove e, se achar necessário, acerte o sabor com mais sal e pimenta (pode acrescentar outros temperos a gosto, como salsa picada, orégãos, cominhos, ou açafrão)
- Divida a massa em várias porções e molde os seus hambúrgueres (pode utilizar uma forma para o efeito).
- Cozinhe os hambúrgueres na frigideira com um pouco de azeite ou no forno, previamente aquecido a 180 ºC, aproximadamente 20 minutos ou até dourar (deve virar a meio do tempo).
- Sirva os hambúrgueres acompanhados de uma salada e bom apetite!
Sustentabilidade e apoio aos pequenos produtores
Ao escolher cenoura e outros produtos locais de pequenos produtores, estamos a apoiar a economia local e a promover a sustentabilidade ambiental ao mesmo tempo que garantimos que os nossos alimentos são frescos e saudáveis. Optar por produtos locais também reduz a pegada de carbono associada ao transporte de alimentos.