Já sabe que decorações vai utilizar neste Halloween?
Para dar à sua casa um toque assustador, pode começar pela rainha desta celebração: a Abóbora.
Mas qual a melhor abóbora para a ocasião?
A festa, na forma que conhecemos, foi “importada” dos Estados Unidos, mas a Abóbora pode e deve ser local.
O nosso conselho é que opte por abóboras de Halloween mais sustentáveis, de produtores locais, como a nossa abóbora butternut. Desta forma, reduzirá as emissões de CO2 provenientes do transporte e o Planeta agradece.
Aprenda a fazer a sua Abóbora Butternut assutadora
A abóbora iluminada, conhecida por jack-o’-lantern, do inglês, é esculpida com buracos representativos dos olhos e da boca para provocar medo à noite.
Para fazer a sua, siga os passos que deixamos abaixo:
Passo 1: Escolha uma abóbora redonda, de produtores locais, menos “perfeita”, mas mais simpática e sustentável e que ainda pode aproveitar para cozinhar;
Passo 2: Desenhe a cara da abóbora;
Desenhe a cara que quisere recortar. Pode ser mais ou menos complexa, mas lembre-se que vai ter de recortar depois, pelo que convém não ser muito complicada ou detalhada!
Passo 3: Recorte o topo e as feições;
Aí em casa podem começar por um buraco no topo da abóbora, para depois poderem retirar o recheio e colocar uma velinha lá dentro. Esta é uma tarefa que tem de ser feita com uma faca, e deve ser desempenhada sempre por um adulto.
Depois, comece a recortar a cara, usando como referência os desenhos que fizeram antes. Os pais ou as mães podem fazê-lo com uma faca, mas os mais pequenos também podem ajudar com algumas ferramentas que não sejam afiadas.
Passo 4: Escave a abóbora e retire as sementes e toda a polpa deixando 1 cm de casca.
Para abrir espaço para a vela, precisa de retirar grande parte do interior.
Utilize uma colher de gelado e escave o interior através da abertura de cima, retirando o recheio para uma tigela.
Tenha algum cuidado para não escavar muito próximo da abertura superior ou das feições da cara, porque pode desmanchar o desenho ou fazer com que a “tampa” da abóbora deixe de encaixar bem.
Passo 5: Faça luz!
Já está. A sua abóbora assustadora e sustentável está pronta! Depois é só pôr uma vela dentro e esperar que caia a noite.
Antes de dar a atividade por terminada, vejam como fica com a vela e as luzes apagadas – pode ser necessário escavar mais um bocado para que a luz passe bem pelos buracos que recortaram. Boas abóboras sustentáveis!