Conheça Quem Faz

Conheça quem faz: Claro’s Apicultura

apicultura

A Claro’s Apicultura percorre o interior centro de Portugal para obter o ‘melhor’ mel.

Em Vila Velha de Rodão, Vitor Claro, apaixonado pela arte de fazer mel, tinha na apicultura um passatempo que, pela dedicação que passou a colocar no trabalho das colmeias, o levou à criação da empresa Claro’s Apicultura.

O respeito pelo ambiente e o conhecimento da flora são fatores que se refletem nas características dos seus produtos.

Dedicam-se à apicultura transumante, percorrendo diversos locais do interior centro de Portugal, de acordo com as florações de cada estação.

Durante o Inverno e Primavera colhem o mel de Rosmaninho e o pólen de Esteva nos concelhos de Vila Velha de Ródão e Gavião.

No Verão e Outono dividem as colmeias entre o norte do Alentejo, em Alter do Chã, para colher méis de Soagem, Cardo e melada de Azinheira, a região do Sabugal, onde produzem o mel de Castanheiro, e o Pinhal Interior Sul, em Proença-a-Nova e Oleiros, para colher os méis de montanha de Urze e Medronheiro.

Grande parte do trabalho desenvolve-se no território do Geopark Naturtejo, área classificada pela UNESCO como local de enorme riqueza natural.

As singularidades de cada região fazem do mel e derivados produzidos pela Claro’s Apicultura, produtos únicos e de excelentes qualidades organoléticas.

Entre os produtos que comercializam, destaca-se o mel Prensado, que consiste em mel de Rosmaninho ao qual, durante a extração, se adiciona o denominado ‘pão de abelha’, isto é, pólen amassado pelas abelhas com mel e fermentado, depositado pelas abelhas nos alvéolos, e posteriormente prensado.

Conheça os produtos da Claro’s Apicultura: https://smartfarmer.pt/produtor/clarosapicultura/

 

 

 

Back to list