Nos cabazes de Natal SmartFarmer encontrará produtos com origem nos territórios UNESCO, qualidade e identidade local.
Este ano, o SmartFarmer, em parceria com os Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses, promove uma campanha de Natal dedicada à geodiversidade que tem como objetivo sensibilizar os consumidores para a importância de valorizar o nosso património natural e histórico e de dinamizar a economia local durante o período natalício.
Trata-se da primeira iniciativa nacional que promove os geoprodutos, produtos baseados na geodiversidade e no património geológico, e a marca GEOfood de forma integrada.
Aproximar produtores e consumidores e promover a compra responsável
Para Emanuel de Castro, coordenador executivo do Estrela Geopark, “O Catálogo de Natal dedicado aos produtos GEOfood, dos territórios Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses, constitui uma oportunidade para muitos dos nossos parceiros locais, pequenos produtores alimentares, de comercializarem os seus produtos, alcançando potenciais clientes que de outro modo seria mais difícil.”
Esta campanha permite aos consumidores embarcarem numa viagem que começou há 600 milhões de anos, quando Portugal ocupava um lugar bem diferente no globo, passando por episódios incríveis de transformação e evolução até aos dias de hoje e à (atual) relação do Homem com o planeta. “No momento em que se discute o futuro do planeta e da humanidade, enfrentando desafios como as alterações climáticas, a extinção em massa de espécies da flora e da fauna, a crise energética ou as ameaças à saúde, é cada vez mais importante dar a conhecer produtos que criam valor acrescentado para as comunidades locais e contribuem para a conservação da Natureza.” afirma João José Fernandes, Presidente do Conselho Diretivo da Oikos.
O mote “600 milhões à mesa de Natal” inspira-se nesta ‘viagem’ e apresenta aos consumidores cabazes diferenciados, compostos não apenas por produtos regionais e tradicionais, mas também identitários e inspirados nas rotas e percursos dos cinco geoparques: desde a Rota do Carteiro, passando pelo Trilho dos Caretos, até às Rotas da Montanha.
‘Vinhos & Petiscos’ para celebrar o Natal
Para apresentar os cabazes de Natal, o SmartFarmer organizou no dia 25 de novembro um evento gastronómico (‘Vinhos e Petiscos’) que contou com o apoio da Chefe Justa Nobre, nome incontornável da cozinha portuguesa, que foi madrinha do evento e que ficou responsável pela elaboração do menu de degustação onde os produtos GEOfood presentes nos cabazes foram postos ‘à prova’.
Os Geoparques
Os Geoparques Mundiais da UNESCO são territórios classificados no âmbito do Programa Internacional Geociências e Geoparques e estão espalhados por todos os continentes. São muito mais do que áreas de relevância patrimonial, são territórios dinâmicos dos quais as comunidades locais fazem parte, onde a natureza, a história e a cultura se entrelaçam. Em Portugal existem atualmente 5 Geoparques Mundiais da UNESCO em Portugal: Naturtejo (2006), Arouca (2009), Açores (2012), Terras de Cavaleiros (2014) e Estrela (2020).