Receitas

Receita de Gratinado de batatas e cogumelos

gratinado de batatas e cogumelos

O Gratinado na cozinha:

Gratinado é uma palavra de origem francesa, Gratter significa “raspar” ou “ralar”.  Um gratinado é uma preparação feita totalmente ou parcialmente no forno, onde se usa a grelha superior ou a salamandra para que se forme uma crosta na superfície da preparação. Essa crosta pode ser mais ou menos grossa e dourada.

O gratinado é uma técnica originária da cozinha francesa e geralmente utilizada em pratos com pouca profundidade. Fazer um prato gratinado não implica necessariamente adicionar um ingrediente específico para gratinar: um dos pratos gratinados mais tradicionais da cozinha francesa, o gratin dauphinois, não requer a adição de nenhum ingrediente específico para o gratinado, mas em vários outros pratos gratinados é comum adicionar ingredientes que acentuam ou melhoram a crosta, tais como farinha de rosca, queijo ralado, ovo ou manteiga.

Deixamos-lhe esta receita saborosa e simples de fazer e ótima para os dias mais frios, que esteve presente no nosso Evento de quinta-feira passada ‘Vinhos & Petiscos’ celebram o Natal e os Geoprodutos.

Receita de Gratinado de Batatas e Cogumelos:

– Ingredientes

– 1,2kg de batatas primor;

– 500g de cogumelos frescos sortidos;

– 100g de parmesão;

– 5dl de leite;

– 2dl de natas;

– 6 folhas de salva;

– 4 dentes de alho;

– 3 c. de sopa de azeite;

– sal q.b;

– pimenta q.b.

– Preparação

Descasque, lave e corte em lâminas as batatas. Numa caçarola coloque o leite, as natas, o sal e 3 dentes de alho picados. Leve a aquecer durante 20 minutos em fogo baixo e com tampa.

Corte grosseiramente os cogumelos. Aqueça uma frigideira com 1 c. sopa de azeite. Junte 1 dente de alho picado. Cozinhe delicadamente durante 10 minutos. Escorra as batatas, junte-as aos cogumelos e coloque num tabuleiro de ir ao forno. Aqueça o preparado de leite onde cozeram as batatas. Junte a salva picada , 70 g de queijo e tempere.

Verta o preparado anterior sobre as batatas e os cogumelos. Leve ao forno a gratinar durante 20 minutos a 210ºC. Polvilhe com o restante queijo parmesão.

Gostou desta receita de gratinado de batatas com cogumelos? Simples, não é?

Bom Apetite!

Back to list