O novo ano chegou, e com ele, o poder de fazer novas escolhas mais conscientes. Comece o ano com o pé direito e com um bom propósito: Aumentar as compras feitas a pequenos e médios produtores nacionais e apoiar os negócios locais.
Seguem em baixo algumas dicas.
1 – Comprar em mercados locais
Em Portugal, esta é uma forma tradicional de escoamento e comercialização dos produtos agroalimentares provenientes das explorações agrícolas e de unidades de fabrico artesanal de pequena escala, que ganhou uma nova dinâmica por iniciativa das Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, Grupos de Ação Local, grupos de produtores ou outras. Este é um local de venda regular com uma ampla quantidade e diversidade de produtos. Informe-se acerca dos mercados perto de si e faça-lhes uma visita. Não se irá arrepender.
2 – Aderir a uma AMAP
Uma AMAP – Associação pela Manutenção da Agricultura de Proximidade – constitui-se pela formação de um grupo de consumidores que activa e directamente apoia um ou mais agricultores/produtores assegurando o escoamento da produção de uma época. Dois anos após a sua constituição, em Dezembro de 2018, a REGENERAR reúne 7 AMAPs/CSA do Norte e Sul do país, às quais estão associados 25 agricultores / produtores, e cerca de 300 consumidores, aqui chamados co-produtores por se envolverem no sistema agroalimentar de uma forma que vai além do mero consumo, assumindo um compromisso com quem produz que perdura no tempo. Ficou interessado? Saiba mais aqui: https://amap.movingcause.org/rede-regenerar/
3 – Encomendar cabazes a produtores ou distribuidores mais pequenos
Atualmente em Portugal existem diversos produtores a quem poder encomendar cabazes de frutas e legumes frescos sem ter que sair de casa e que entregam em várias zonas do País. Uma forma de suportar os pequenos produtores de bens alimentares passa por fazer alguma pesquisa no Google ou nas redes sociais para encontrar a opção que melhor se adequa às suas necessidades e fazer a sua encomenda semanal de cabazes de frutas e hortícolas a pequenos produtores. Recorrer a estes negócios é uma boa forma de suportar a nossa economia e a produção nacional! O nosso Cabaz ‘Frescos da Semana’, por exemplo, vem recheado de produtos frescos da época e de produtores locais, selecionados com muito amor e carinho, entregues ao domicílio. O Cabaz varia todas as semanas conforme as culturas e para que se divirta a cozinhar utilizando estes produtos, deixamos todas as semanas uma receita que utiliza alguns ingredientes do cabaz. Registe-se para receber a composição semanal por e-mail AQUI.
4 – Procurar produtos feitos em Portugal
Se apenas tiver a disponibilidade de comprar em grandes superfícies, tente pelo menos procurar produtos de marcas portuguesas ou feitos em Portugal, desta forma já estará a ajudar a economia nacional e os negócios nacionais.
5 – Se não for possível comprar, divulgue as iniciativas locais e os pequenos negócios
Hoje em dia tornou-se possível partilhar tudo. Se por algum motivo não lhe for possível comprar, apoie os pequenos negócios através da recomendação e partilha. Muitas vezes dar a conhecer um negócio é uma forma fácil de o fazer crescer e chegar a potenciais compradores.