O projeto piloto do SmartFarmer e a nossa presença em território nacional

O SmartFarmer é um projeto piloto para facilitar o acesso ao mercado pelos pequenos agricultores.

Gerimos o projeto a partir da sede da Oikos em Oeiras e nos territórios onde atuamos contamos com os SmartFarmers locais, entidades responsáveis por acompanhar os pequenos produtores.

Neste momento estamos a cooperar com três SmartFarmers locais, o SmartFarmer da Lezíria do Tejo, em parceria com a A.I.D.I.A. – Associação Independente para o Desenvolvimento Integrado de Alpiarça e o SmartFarmer da Beira Interior, que conta com o apoio da Câmara Municipal do Sabugal, que envolveu, como Gestores Locais do SmartFarmer, a ADES – Associação de Desenvolvimento Empresarial do Sabugal e a AAPIM – Associação de Agricultores para Produção Integrada de Frutos de Montanha.

A Beira Interior é um território que incorpora realidades diversas, marcado por uma marca de ruralidade e uma baixa densidade populacional. É uma região diversa com diversidade de cultivos agroalimentares, tradições gastronómicas e um enorme capital natural! Seguimos o curso do Tejo até Lisboa para dar palco aos produtos locais, cultivados ou feitos localmente por produtores das regiões ribeirinhas do Tejo.

Mais tarde, juntou-se também a nós a ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola que coordena o SmartFarmer do Baixo Alentejo.

O projeto-piloto do SmartFarmer testa a utilização da plataforma pelos agricultores e consumidores. Os resultados do piloto serão avaliados para se determinar como o modelo poderá ser ajustado e aplicado à escala nacional.

Saiba mais aqui.