Outros Artigos

Local e da época: uma tomada de posição necessária

Independentemente da época do ano, do tempo ou da estação, hoje em dia tornou-se normal encontrar todo o tipo de produtos que podemos imaginar nas grandes superfícies. À primeira vista, isto pode parecer muito conveniente e fazer-nos sentir privilegiados, porém, por de trás deste “privilégio” escondem-se danos diretos na nossa saúde e na do ambiente.

A solução existe, e, para a maioria dos produtos, está ao alcance de todos: consumir produtos locais e da época.

Esta escolha significa não só garantir uma maior qualidade dos alimentos que ingerimos em termos de sabor, aroma, textura e nutrientes, uma vez que a colheita não foi manipulada ou forçada a ser colhida num mês que não é o  original, significa também apoiar os negócios locais, ajudando o tecido económico e social.

São cada vez mais as famílias que fazem a escolha de comprar alimentos aos produtores locais, mesmo que seja apenas uma parte do seu abastecimento semanal de mercearia, pois sentem que os alimentos locais sabem melhor, duram mais tempo e sentem-se mais seguras ao saber de onde vieram os seus alimentos e como foram cultivados.

Mas vejamos um pouco mais em detalhe os principais benefícios de comprar alimentos locais e da época:

 

– Benefícios para a Saúde

Em primeiro lugar, temos os benefícios para a saúde. Os alimentos cultivados localmente proporcionam vários benefícios para a saúde, pois não possuem conservantes, uma vez que não requerem longas viagens para serem transportados até chegarem ao seu destino final. Por esta razão, os alimentos não precisam de ter quaisquer conservantes e outros químicos adicionados para se manterem frescos.

Os alimentos cultivados localmente possuem um elevado teor de nutrientes devido à falta ou menor utilização de produtos químicos e maior frescura. Para além disso, quando escolhemos comprar alimentos cultivados localmente, podemos incorporar proteínas, frutas, vegetais e cereais integrais mais saudáveis na nossa dieta, em vez de escolher alimentos processados e embalados que não proporcionam uma dieta equilibrada.

 

– Melhoram a Segurança Alimentar

A segurança alimentar é outra preocupação crescente, especialmente para famílias com crianças pequenas e idosos. Os alimentos importados podem passar por várias mãos diferentes antes de chegarem às nossas cozinhas, aumentando a possibilidade de contaminação.

 

– Benefícios ambientais

A compra de alimentos locais ajuda a preservar as pequenas terras agrícolas. Quando as explorações locais são estabelecidas, o consumo local protege as terras agrícolas. Sem explorações agrícolas de pequena escala, a terra poderia ser desenvolvida para uso industrial ou comercial. Além disso, a terra agrícola atrai outros tipos de biodiversidade e dá aos animais, insetos e aves um lugar para viver e prosperar.

Para além disso, também existe a questão da redução das milhas. Os alimentos importados percorrem por vezes centenas ou milhares de quilómetros para chegar ao supermercado e este transporte causa maiores emissões de carbono. A redução das milhas percorridas pelos alimentos ajuda a aliviar a nossa dependência dos combustíveis fósseis, a reduzir a poluição atmosférica e a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.

 

– Promovem a responsabilização

Quando os alimentos são criados e cultivados localmente, o consumidor compreende melhor como e onde os seus alimentos foram produzidos. Esta consciencialização encoraja os agricultores locais a utilizarem práticas agrícolas sustentáveis e a serem mais responsáveis, o que pode incluir a não utilização de pesticidas ou a implementação de sistemas que sejam menos intensivos em recursos do que a agricultura comercial. Muitos produtores locais de alimentos procurarão ativamente uma certificação biológica para melhorar ainda mais o valor nutricional dos seus alimentos e reduzir o seu impacto ambiental.

 

– Benefícios Económicos

Comprar alimentos cultivados localmente pode ajudar a apoiar a economia local das seguintes formas:

1) Mantém o dinheiro na nossa comunidade: quando optamos por gastar dinheiro em comida cultivada localmente, mantemos o nosso dinheiro na nossa comunidade. Em vez de apoiar grandes cadeias de supermercados, podemos escolher apoiar indivíduos na nossa própria comunidade e ajudá-los a prosperar

.
2) Os Agricultores Locais mantêm mais lucro: como os agricultores locais não têm os mesmos
custos de transporte e distribuição que as grandes empresas agrícolas, podem reter mais dos lucros das suas vendas. Isto ajuda as pequenas empresas agrícolas a tornarem-se mais bem-sucedidas.

3) Criação de empregos: as pequenas explorações agrícolas locais são também excelentes para a economia porque criam empregos. Ao apoiar os produtores locais, estamos a contribuir diretamente para ajudar os nossos amigos, vizinhos e outros membros da comunidade a encontrar emprego sustentável.

Por fim, os produtores locais podem produzir para outras empresas locais, tais como restaurantes, escolas e hospitais. Muitas pessoas optam hoje por comer em determinados restaurantes porque utilizam a comida local. Por sua vez, os restaurantes tornam-se mais bem-sucedidos e aumentam ainda mais a economia agrícola local.

 

– Benefícios sociais e comunitários

A agricultura é frequentemente um negócio familiar. Para muitas famílias, a agricultura é mais do que um negócio, é um modo de vida que estão a tentar preservar para as gerações futuras. Ao comprar alimentos cultivados localmente, podemos ajudar os produtores locais a levar por diante as suas tradições familiares e apoiar o desenvolvimento familiar.

Os agricultores locais desenvolvem frequentemente uma estreita rede entre si, bem como entre os seus compradores locais. Como consumidores, podemos comprar diretamente ao agricultor através dos mercados de agricultores ou diretamente na exploração agrícola. Isto constrói relações entre os membros da comunidade, o que fomenta um sentimento de pertença e de união dentro da nossa área.

 

– Capacitação do Consumidor

Os consumidores estão cada vez mais preocupados em saber onde e como os seus alimentos estão a ser produzidos e têm agora a opção de comprar alimentos localmente e aprender mais sobre a produção alimentar diretamente dos próprios agricultores, o que é uma grande experiência de aprendizagem para crianças que podem desenvolver os seus conhecimentos sobre sistemas alimentares e agricultura.

 

– Encoraja a Diversidade Cultural

Muitos agricultores locais começam a especializar-se na produção de alimentos culturalmente diversificados que suportam uma grande variedade de dietas e costumes alimentares culturais. Produzir uma gama diversificada de tipos de alimentos de diferentes heranças ajuda a criar inclusão dentro da comunidade. Também encoraja os consumidores a tentarem e apreciarem novos alimentos.

 

– Melhora o bem-estar Geral

Uma das partes mais satisfatórias da compra de alimentos locais é saber que estamos a contribuir para a sua comunidade, economia e ambiente. Os benefícios combinados levam a uma melhor sensação de bem-estar e satisfação, porque sabemos que as nossas compras estão a fazer a diferença.

 

Fruta Local e da Época em casa ou no escritório

Hoje em dia, felizmente, é cada vez mais fácil encontrar produtores e projetos que nos permitem fazer escolhas mais conscientes, adquirindo produtos cultivados localmente.

O SmartFarmer, por exemplo, negócio social da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, convida os consumidores e as empresas a fazerem escolhas SMART, ou seja, escolhas inteligentes que prezam pelo bem-estar das pessoas, do planeta e da economia local. Este projeto, que faz chegar todas as semanas fruta local e da época ao domicílio dos consumidores, conta agora também com diversos serviços para empresas que vão desde a entrega de cabazes de fruta nos escritórios até à entrega de cabazes de frescos com descontos bastante interessantes para os colaboradores das empresas.

Saiba mais aqui:https://smartfarmer.pt/cat/frescos/cabazes-de-frescos/