O cabaz de frescos desta semana contem uma planta muito aromática e versátil, o orégão.
Assim sendo, para esta semana propomos a elaboração daquele que é um dos petiscos de eleição para a época do verão, caracóis à portuguesa.
Mas antes, vamos explorar um pouco mais esta planta.
Conheça o Alimento – Oregãos
De nome científico Origanum vulgare e pertencente à família das Lamiaceae, o orégão é uma planta popular na dieta mediterrânica, muito apreciada pelos seus usos culinários e pelas suas propriedades terapêuticas. É uma planta muito comum, espontânea praticamente em todo o país, adaptando-se a todo o tipo de solo. É sobretudo no Algarve que tem a sua maior expressão ao nível de consumo e comercialização.
Orégão – Benefícios
É considerada uma planta tónica e de alto valor medicinal com vários benefícios para a saúde, nos quais se destacam as suas propriedades digestivas, expetorantes e antioxidantes.
História
A palavra orégão surge do grego ‘oros’ que significa montanha e ‘ganos’ que se traduz para alegria. Os pastores acreditavam que a carne de vaca se tornaria mais saborosa se estas pastassem em campos de orégãos.
Na Grécia Antiga acreditava-se que esta erva teria sido criada por Afrodite, deusa do amor e era utilizada para coroar os recém-casados.
Era tida como uma planta curativa e só mais tarde se implementou o seu uso culinário.
Época
A apanha acontece nos meses de agosto e setembro, embora floresça desde junho/julho. Para a secagem cortam-se as hastes das plantas, atando-as em molhos que se penduram pela ponta das hastes, em locais secos e frescos.
Utilizações
É um aromatizante culinário importante, usado em pratos de carnes, saladas, sopas, arroz, batatas e marinadas, servindo também para perfumar e aromatizar óleos e vinagres.
É um ingrediente essencial na gastronomia italiana onde é utilizado em inúmeros preparados, na Grécia, é preferido no peixe assado ou em saladas, nos países da América Latina, é usualmente utilizado em carnes guisadas ou sopas.
O orégão, no Algarve, entra em vários pratos típicos, desde a salada aos caracóis cozidos, às caldeiradas.
Receita de Caracóis à portuguesa
Ingredientes
- 1 kg de caracóis;
- 4 dentes de alho;
- 1 folha de louro;
- 1 ramo de orégãos;
- azeite q.b;
- sal q.b;
Preparação
Leve os caracóis, depois de devidamente depurados, ao lume muito brando numa panela com água, para que eles ‘coloquem os cornos de fora’. Quando estiverem mortos, junte o azeite, o sal, os dentes de alho, a folha de louro e os orégãos. E aí estão eles, simples e com todo o sabor.
A composição do nosso cabaz de frescos muda todas as semanas e é pensada de modo a oferecer ingredientes frescos, locais e da época para sopas, saladas e boas refeições.