Receitas

Bacalhau da Consoada de Natal

bacalhau da consoada

Não há tradição mais portuguesa que comer bacalhau cozido na noite do dia 24 de dezembro (noite de consoada). Esta tradição surgiu na Idade Média, com o calendário cristão, onde as pessoas faziam jejum, na altura das principais festas católicas: o Natal e a Páscoa. Como não se podia comer carne nestas alturas, e o bacalhau era o peixe mais barato, começou por se comer bacalhau. A carne estava apenas reservada para o almoço de Natal, no dia 25 de dezembro.

Receita de Bacalhau da Consoada de Natal

Ingredientes

– 5 postas bacalhau postas grossas;

– 2 kg batatas;

– 2 couves pencas;

– 4 ovos;

– 4 dentes alho;

– 3 dl azeite;

– q.b. sal;

– q.b. vinagre branco;

Preparação do bacalhau

– O bacalhau deve ficar a demolhar de véspera em água. Se não gosta do bacalhau muito salgado, deverá mudar a água 1 ou 2 vezes.

– Descasque as batatas e corte-as ao meio se forem médias, se forem grandes, corte em 4. Escolha e lave bem as folhas da couve portuguesa.

– Coloque água temperada com sal numa panela e leve a cozer as batatas com os ovos e o bacalhau. Assim que levantar fervura introduza as couves e deixe cozer.

Preparação do molho

– Leve ao lume o azeite com os dentes de alho esmagados e deixe ferver. Junte depois vinagre, a gosto, e mantenha quente.

– Depois de tudo cozido, disponha numa travessa e sirva de imediato. Acompanhe com o molho à parte.

 

Bom Natal e Bom Apetite!

 

Back to list