Não há tradição mais portuguesa que comer bacalhau cozido na noite do dia 24 de dezembro (noite de consoada). Esta tradição surgiu na Idade Média, com o calendário cristão, onde as pessoas faziam jejum, na altura das principais festas católicas: o Natal e a Páscoa. Como não se podia comer carne nestas alturas, e o bacalhau era o peixe mais barato, começou por se comer bacalhau. A carne estava apenas reservada para o almoço de Natal, no dia 25 de dezembro.
Receita de Bacalhau da Consoada de Natal
Ingredientes
– 5 postas bacalhau postas grossas;
– 2 kg batatas;
– 2 couves pencas;
– 4 ovos;
– 4 dentes alho;
– 3 dl azeite;
– q.b. sal;
– q.b. vinagre branco;
Preparação do bacalhau
– O bacalhau deve ficar a demolhar de véspera em água. Se não gosta do bacalhau muito salgado, deverá mudar a água 1 ou 2 vezes.
– Descasque as batatas e corte-as ao meio se forem médias, se forem grandes, corte em 4. Escolha e lave bem as folhas da couve portuguesa.
– Coloque água temperada com sal numa panela e leve a cozer as batatas com os ovos e o bacalhau. Assim que levantar fervura introduza as couves e deixe cozer.
Preparação do molho
– Leve ao lume o azeite com os dentes de alho esmagados e deixe ferver. Junte depois vinagre, a gosto, e mantenha quente.
– Depois de tudo cozido, disponha numa travessa e sirva de imediato. Acompanhe com o molho à parte.
Bom Natal e Bom Apetite!