Depois da primeira edição no Mercado de Paço D´Arcos, em novembro do ano passado, o evento Vinhos & Petiscos regressa para animar o Mercado Municipal de Oeiras nos dias 25 e 26 de março.
O primeiro piso do mercado vai encher-se de bons vinhos, queijos, enchidos, doçaria regional e muito mais, com destaque para produtos e projetos gastronómicos desenvolvidos e liderados por mulheres onde não ficam de fora as opções vegetarianas ou a alimentação sustentável, com opções de petiscos saudáveis e nutritivos para todos.
Neste espaço também estarão presentes empresas que se preocupam em encontrar soluções ecológicas em várias áreas da nossa vida, contribuindo para a preservação do bem-estar pessoal, do ambiente e para a poupança de dinheiro.
Ideal para petiscar em família ou com amigos, o evento realiza-se das 11h às 21h com degustação de produtos ao longo do dia.
Neste evento gastronómico poderá explorar as vantagens da alimentação biológica e descobrir novos sabores que o vão surpreender. Mas mais importante ainda, poderá ‘conhecer quem faz’, ficar a saber a história e origem dos alimentos e curiosidades sobre os produtos apresentados.
Com o objetivo de aproximar produtores e consumidores, de valorizar o que é nosso e promover a troca de saberes, esta edição estará organizada numa lógica tripartida:
‘Área de Mercado’, com exposição, prova e venda de vinhos e de produtos gastronómicos de várias regiões do país;
‘Área de Petiscos’, dedicada a projetos gastronómicos do concelho (startups, mercearias gourmet, restaurantes entre outros) com petiscos para consumo no local com preços a partir dos três euros;
‘Atividades Paralelas‘, que incluem provas comentadas, tertúlias, workshops entre outros com sede no concelho, e enquadra-se no âmbito do seu negócio social SmartFarmer que apoia a comercialização de produtos de pequenos e médios produtores nacionais.
O evento é de entrada gratuita e, na edição deste ano, cinco por cento das receitas vão reverter a favor do “Programa de Apoio Alimentar, que consiste na aquisição e distribuição solidária de cabazes de frescos a famílias carenciadas.