Notícias

‘Vinhos & Petiscos’ celebram as castanhas

prova de produtos castanhas

‘Vinhos & Petiscos’ estão de regresso à Casa do Concelho do Sabugal, e desta vez o destaque irá para um fruto da época, a castanha.

De regresso à Casa do Concelho do Sabugal o 2º evento do ciclo de encontros ‘Vinhos & Petiscos’ terá o mote ‘Celebrar as castanhas’. Uma vez que outono é sinónimo de castanhas, nesta segunda edição teremos Vinhos a acompanhar petiscos que têm como ingrediente principal a castanha e produtos regionais.

O Evento terá lugar no dia 28 de outubro, e tal como o anterior, decorrerá entre as 17h30 e as 21h30 na Casa do Concelho do Sabugal, em Lisboa, na Avenida Almirante Reis.

No menu degustação a castanha estará presente em diversas iguarias desde a sopa de castanhas, ao pica-pau com Castanhas, até à torta de Castanha. Com a chegada do outono e o São Martinho à porta, são muitos os ditos populares que incidem no vinho, nas castanhas e na relação entre os dois, e portanto, não faltarão neste evento propostas de vinhos da Casa Mãe da Rota de Vinhos de Setúbal para acompanhar estes petiscos à base de castanhas, como o Moscatel de Setúbal, vinho único no mundo e que tem vindo a destacar-se cada vez mais em concursos internacionais.

Como para a edição anterior, não faltará uma seleção de produtos regionais como queijos, enchidos, azeites e pão, estando já confirmada a presença da Salsicharia Rebolosa, produtor de enchidos da região raiana do Concelho do Sabugal. Também está confirmada a presença da Padaria La Mancha, cujo pão, feito à moda antiga e respeitando a tradição, será o acompanhamento ideal para estes queijos, azeites e enchidos.

O final da noite contará novamente com a realização do jogo ‘Quem Sabe mais?’, desta vez com perguntas de escolha múltipla sobre a Castanha, os Produtores e o Mundo Rural. Este jogo, dinamizado por Amílcar Malhó, diretor do Jornal dos Sabores, foi bastante apreciado no evento passado, e mais do que testar “quem sabe mais” sobre as várias temáticas contidas nas perguntas, estimulou o convívio e a partilha de conhecimentos, com prémios para os vencedores.

O custo de participação é de 12,5€ com direito a um copo de vinho – com possibilidade de adquirir/reforçar a dose – e degustação de todos os produtos disponíveis. O número de participantes é limitado pelo que poderá reservar a sua presença AQUI!

Esta iniciativa é um formato ideado pelo SmartFarmer, um negócio social da ONG Oikos – Cooperação e desenvolvimento, que pretende promover os produtos regionais e os pequenos e médios produtores agroalimentares.