Receitas

Receita de Papas de Carolo – o ‘arroz doce da Beira’

papas de carolo

Muito popular na Beira Baixa, esta sobremesa é feita com base na farinha de milho amarelo ou branco muito grossa. O carolo branco é mais apreciado, embora mais difícil de conseguir. Pela semelhança com o arroz doce no aspeto, há quem chame ‘arroz doce da Beira’ a este doce.

Deixamos abaixo a receita do acervo de Maria de Lourdes Modesto, disponível no site da ACPP –  Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugalul.

Receita de Papas de Carolo

Para preparar as “papas” deita-se carolo num alguidar, com bastante água. Mexe-se bem de modo a vir o farelo ao cimo. Deita-se fora o farelo e continua-se a deitar água até o carolo estar limpo de farelo.
Deita-se então nova água no carolo de modo e deita-se a pouco e pouco, para outro alguidar, a água juntamente com algum carolo. Deita-se mais água no primeiro alguidar e repete-se esta operação até se passar o carolo todo a pouco e pouco para o segundo alguidar.

No fundo do primeiro ficam as areias que se deitam fora, lavando bem 1 alguidar. Torna-se a deitar mais água no segundo alguidar para onde se passou o carolo e continua-se a “arear” (é assim o termo próprio” até no fundo do alguidar não ficar areia nenhuma). Deita-se então o carolo, assim limpo, para uma panela, com bastante água a ferver, de modo que o carolo coza à vontade e mexe-se sempre para não agarrar.

Demora bastante tempo a cozer, cerca de 2 horas.

Junta-se-lhe algum sal e cascas de laranja que se retiram na altura de comer. Vai-se-lhe acrescentando leite e adoça-se a gosto. Quanto mais leite tiverem e pouca água, melhor ficam as papas. As porções dependem do gosto da pessoa. Quando arrefecem embastecem muito.
Depois de cozidas, deitam-se para travessas, taças ou formas de pudins e enfeitam-se com canela.

Também se podem enfeitar com fruta cristalizada, gingas de compota, nozes, avelãs, amêndoas, missangas etc.

 

Produtores da Beira Baixa no SmartFarmer

No SmartFarmer colocamos o e-commerce ao serviço dos pequenos produtores através de uma ferramenta que promove e valoriza  produtos do setor agroalimentar oriundos da pequena e média agricultura nacional. O SmartFarmer existe para facilitar o acesso sobretudo dos pequenos produtores ao mercado, em condições justas, privilegiando lógicas de proximidade e sustentabilidade.

Conheça alguns dos nossos produtores da Beira Baixa e os seus produtos tradicionais e genuínos:

Produtor Rodoliv

Produtor Beiralacte

Produtor Apijardins

Produtor Geocakes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Adaptado de Jornal dos Sabores

 

 

 

Back to list