A Cherovia é uma raiz comestível, bastante versátil , com a forma de uma cenoura, a cor do nabo e um sabor que lembra anis.
O nome foi-lhe atribuído pelo botânico sueco Lineu é ‘Pastinaca Sativa’, mas em Portugal é popularmente conhecida como cherovia ou cherivia. Menos doce do que a cenoura, tem um sabor “refinadíssimo” como refere Maria de Lourdes Modesto no livro ‘Sabores com Histórias’ no qual inclui as receitas de ‘Polme à Japonesa – o melhor dos polmes para as cherovias em tempura’ e ‘Puré de cherovias’.
Origem e cultivo
Originária da Europa prefere os climas mais frescos para crescer e desenvolver-se e por isso, em Portugal, a zona com maior cultivo é a da Serra da Estrela que lhe ‘oferece’ o frio e até a geada, para desenvolver o seu sabor único. Como o tal sabor a anis se encontra na casca em várias receitas sugerem que não seja descascada. Antes do cultivo da batata em Portugal, o que terá acontecido em meados do século XVIII, a cherovia era um dos alimentos que ocupavam o seu lugar. Atualmente é na Beira Baixa, mais concretamente no concelho da Covilhã que o cultivo desta raiz está mais desenvolvido, existindo atualmente neste concelho duas associações que defendem e promovem este vegetal: a Confraria da Pastinaca (Cherovia) e do Pastel de Molho da Covilhã e a Confraria Gastronómica da Cherovia e da Panela do Forno.
Propriedades nutritivas
Na análise às propriedades nutritivas a cherovia mostra-se mais rica em vitaminas e sais minerais do que a cenoura, destacando-se essencialmente pela quantidade de potássio, fósforo, vitamina A, vitamina B a que se pode acrescentar algum valor calórico.
Muitos chefes da nova cozinha portuguesa estão a usar nas suas criações a cherovia, usando a denominação ‘pastinaca’, contribuindo assim para a recuperação deste produto agrícola que ainda não tem grande distribuição.
Receita
Esta raiz pode ser preparada em sopa, no forno, frita em palitos como a batata até em doces. A sugestão de hoje é ‘Palitos de cherovia assada’, uma receita de Isabel Zibaia Rafel.
Ingredientes para 2 pessoas:
– 250 g de cherovia
– 2 hastes de alecrim
– Alho em pó q.b.
– 45 ml de azeite
– Sal e pimenta-preta q.b.
Preparação:
1. Descascar e cortar a cherovia em fatias e depois em palitos.
2. Colocar os palitos numa taça e temperar com o alecrim picado, o alho em pó, sal e pimenta. Regar com o azeite e mexer.
3. Dispor os palitos num tabuleiro, sem os sobrepor. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 10 minutos. Mexer e depois retirar assim que estejam durados e macios.
Patês e Doces de Cherovia da Cherosabor
Conheça aqui os doces e patês de Cherovia dos produtores Patrícia e Mário Fonseca que criaram o projeto Cherosabor.
Fonte: Jornal dos Sabores