Cabaz de Frescos, Receitas

Receita de Curgete recheada

Descubra os Segredos da Curgete

Encontramos curgete no mercado durante grande parte do ano, mas os exemplares mais frescos e saborosos começam a surgir na Primavera, atingindo o seu pico de maturação e sabor no Verão. Optar por hortícolas e frutas da época tem inúmeras vantagens: os alimentos estão no seu pico de maturação e sabor e têm uma melhor relação entre qualidade e preço.

Consumida desde o tempo dos Maias, a curgete foi o primeiro tipo de abóbora a ser introduzido na Europa. Com um complexo vitamínico assinalável, por serem um alimento maioritariamente composto por água, são muito refrescantes e ótimas para consumir nos meses mais quentes.☀️

Existem diversas variedades de curgete e podem ser preparadas de mil e uma maneiras: cruas, salteadas, no forno, recheadas, grelhadas, no vapor e até entram na massa de certos bolos, sendo uma opção muito frequente nos Cabazes de Frescos Smart.

Escolher e preparar

As mais tenras e saborosas são as pequenas (entre 10 a 15 cm para as variedades mais compridas), as maiores têm muitas sementes, podem ser aguadas e mais duras, mas são ótimas para sopas. A casca das curgetes pequenas é comestível, as maiores devem ser descascadas e ser-lhes retiradas as sementes. Antes de usar, lave-as bem e corte as pontas. Para incorporar na massa de pães e bolos, rale e esprema-a num pano para retirar os excesso de humidade. As flores da curgete também podem ser consumidas, sendo muito usadas na cozinha mediterrânica, sobretudo em Itália. Podem ser recheadas, fritas ou usadas em omeletes e saladas.

Receita de Curgete recheada 👩‍🍳🍴

Esta receita de curgete recheada é muito versátil e saborosa e pode ser elaborada tanto com legumes para uma opção vegetariana como com carne ou peixe. Pode usar variados recheios de modo a evitar o desperdício alimentar, como frango assado, carne bolonhesa, carne assada, etc.

As quantidades dos ingredientes são para 2 porções para prato principal ou 4 porções se for servido como entrada.

Ingredientes

  • 2 curgetes
  • 200g frango assado desfiado
  • 1 c. sopa azeite
  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 4 c. sopa de polpa de tomate
  • 1 c. sopa de salsa picada
  • 2 c. sopa queijo ralado
  • Sal e pimenta q.b.

Passos

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  2. Entretanto, lave  as  curgetes e corte-as  ao  meio. Retire  o  interior  com  uma  colher  de  sobremesa, com  muito cuidado para não furar a casca, e reserve.
  3. Numa frigideira coloque o azeite e junte o alho e a cebola picados. Deixe cozinhar até a cebola ficar translúcida. Adicione o frango assado desfiado, a polpa de tomate, envolva tudo bem e retifique os temperos. Adicione o interior da curgete, a salsa picada e deixe cozinhar.
  4. Forre um tabuleiro de ir ao forno com uma folha de papel vegetal e coloque sobre ela as metades de curgete.
  5. Recheie com o preparado de frango e curgete e leve ao forno durante 20 minutos.
  6. Quando estiver pronto, retire do forno e polvilhe com o queijo ralado.

Bons cozinhados e bom apetite!

Se gostou desta receita de curgete recheada, então, venha conhecer os Cabazes de Frescos Smart e veja mais receitas no nossos blog. De certo, vai gostar das receitas que preparámos para si!

Experimentou esta receita?

📷 tire uma foto para partilhar e não se esqueça de fazer Tag @smartfarmer.pt no Instagram e de usar o hashtag #smartfarmer.pt

Ajude-nos a crescer