Cabaz de Frescos, Receitas

Receita de Creme de Tomate

creme de tomate

O tomate, presença assídua nos nossos cabazes de frescos, é um dos cultivos mais produzidos no país e parte de várias receitas tradicionalmente portuguesas. Esta semana propomos uma receita que utiliza este fruto que preserva o bronze de verão, um fantástico creme de tomate. Mas antes, conheça um pouco melhor este alimento.

O tomate, o fruto do tomateiro, tem origem na América do Sul e daí se dispersou por todo o mundo, tornando-se num dos alimentos mais representativos da alimentação mediterrânica.

É um alimento importante a nível socioeconómico de Portugal, sendo um dos cultivos mais importantes no país, contribuindo com uma parte de receitas tradicionalmente portuguesas.

Existem inúmeras variedades de tomate, que variam no seu aspeto e no seu sabor. A cor que lhe é mais associada é o vermelho, embora se possam encontrar variedades amarelas ou verdes e de formas completamente diferentes.

 

Benefícios do Tomate

É baixo em calorias, rico em vitamina C e contém potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial e a prevenir doenças cardiovasculares.

Possui vitamina K1, que ajuda a fortalecer a saúde óssea e vitaminas do complexo A.

O consumo de tomate pode ajudar a diminuir a pressão sanguínea e o colesterol através do licopeno na sua composição, que também atua na prevenção de alguns cancros e na proteção da pele.

 

História

Foi dado a conhecer à população europeia através das viagens de Cristóvão Colombo que, ao chegar ao novo mundo, encontrou vários alimentos desconhecidos até ao momento na Europa, entre os quais, o tomate.

O tomate era um alimento que desempenhava um papel cultural para os povos indígenas e o seu cultivo há muito praticado no Peru, no Chile, no México e no Equador onde já existiam várias espécies de diferentes cores e tamanhos.

De início, o tomate não foi bem recebido na Europa, sendo consumido apenas em momentos de escassez e categorizado enquanto planta ornamental.

Só nos finais do séc. XVII é que começa a ser incluído em livros de receitas, tendo sido os italianos os primeiros a apreciar o tomate enquanto alimento.

 

Época do Tomate

Atualmente encontra-se durante todo o ano, no entanto, é entre os meses de junho a outubro que o tomate está na sua época ideal.

 

Conservar

O tomate deve ser conservado em lugar fresco se estiver no seu estado natural. Também é comum encontrá-lo em polpa, em sumo, em concentrado, ou enquanto produto enlatado.

 

Utilizações do Tomate na cozinha

A sua versatilidade torna-o num alimento possível de ser utilizado de várias maneiras diferentes, frequentemente utilizado em saladas, refogados, estufados, molhos, em sopas, assado, seco, em doces, entre outros.

Receita de Creme de Tomate

Ingredientes:

  • 1 cebola;
  • 1 bolbo de funcho;
  • 1 cenoura;
  • 1 kg tomate;
  • 1 ovo;
  • 1 lt água;
  • 1 c.c de açúcar;
  • azeite q.b;
  • sal q.b;
  • coentros q.b;

 

Preparação:

– Descasca-se a cebola e a cenoura e cortam-se grosseiramente. Ao bolbo de funcho, descartam-se os talos rijos e corta-se o restante;

– Numa panela, deita-se o azeite e introduz-se os legumes previamente cortados, refoga-se um pouco, tapa-se e deixa-se cozinhar em lume brando;

– Pelam-se os tomates e limpam-se de sementes, picam-se em pedaços e junta-se à panela, tempera-se com sal e deixa-se cozinhar durante mais 10 minutos;

– Adiciona-se a água à panela e deixa-se cozer, quando os legumes estiverem cozinhados, tritura-se com o auxílio de uma varinha mágica;

– À parte, coze-se o ovo, descasca-se e pica-se finamente;

– Retifica-se o tempero da sopa, e adiciona-se açúcar caso esteja demasiado ácida;

– Deite a sopa sobre os pratos e finalize com o ovo e os coentros picados.

 

Conheça a composição do nosso Cabaz Frescos da Semana.

 

Back to list