Receitas

Receita de creme de amêndoas

creme de amêndoas

A produção de Amêndoa em Portugal

Portugal é um país tradicionalmente produtor de amêndoas , caracterizado por um clima mediterrânico. O clima em Portugal difere ao longo do País, embora a maioria das regiões seja geralmente favorável à produção de amêndoa devido aos Verões quentes e secos, ao baixo risco de geadas na Primavera e à precipitação durante o Inverno e Primavera. A produção de amêndoa em Portugal tem tradicionalmente assentado em sistemas de sequeiro, estando concentrada no norte do país.

Benefícios da Amêndoa

O consumo de amêndoas pode diminuir o mau colesterol (LDL) com a preservação do (HDL) colesterol saudável. As amêndoas são muito ricas em antioxidantes e fornecem magnésio e fósforo, que ajudam a saúde dos ossos, prevenindo, assim a osteoporose.

Receita de Creme de Amêndoas by chef Justa Nobre

Esta Semana trazemos uma receita muito especial, a Receita de Creme de Amêndoas da chef Justa Nobre, nome incontornável da cozinha portuguesa e expoente máximo dos sabores tipicamente nossos. Nascida no coração de Trás-os- Montes, Justa Nobre transportou alma e o sabor da cozinha tradicional portuguesa para a capital.

Esta sopa estará presente no menu de petiscos do nosso Evento de dia 25 de Novembro, na Casa do Concelho do Sabugal e segundo a chef Justa Nobre é uma receita perfeita para os dias frios.

Ingredientes

  • 200gr. de amêndoa pelada e picada
  • 2 alhos franceses
  • 1/2 litros de leite
  • 1 litro de caldo de galinha
  • sumo de limão
  • sal e pimenta q.b.
  • 150gr. de margarina

 

Preparação

Leve os alhos franceses cortados às rodelas a refogar na margarina , depois de alourados, junte as amêndoas picadas e deixe a refogar mais um pouco.

Ao preparado anterior, junte o leite, o caldo de galinha e as gotas de sumo de limão. Rectifique o sal e deixe coxinhar mais um pouco.

Depois de estar cozida, bata muito bem a sopa com varinha mágica, entretanto junte as natas e deixe-as ferver, cerca de 2 minutos.

Sirva com amêndoas torradas e picadas por cima, a decorar.

 

Bom apetite!

Saiba mais sobre o Evento Vinhos & Petiscos celebram os Geoprodutos e garanta o seu lugar!

Back to list