Receitas

Receita de Bruschetta de Abóbora com Queijo de Cabra

A Abóbora em Portugal

A abóbora é uma cultura tradicional em Portugal, que, pela sua crescente importância na alimentação, tem tido uma grande procura. A época de plantação difere consoante a variedade e estende-se de abril a setembro. Portugal tem ótimas condições para a sua produção, e, portanto, esta cultiva-se em todo o território e em quase todos os tipos de solo, preferindo, no entanto, solos pesados de ph neutro ou ligeiramente ácidos bem drenados.

Propriedades da Abóbora

O fruto é tão rico em sabor quanto em nutrientes, sendo uma boa fonte de betacaroteno, vitamina C, vitamina E e vitaminas do complexo B. É também rico em fibras e fonte de cálcio, ferro, fósforo e potássio.  Por conter boas quantidades de antioxidantes, o consumo de abóbora está ligado à redução no risco de doenças cardiovasculares, derrames e problemas nos olhos, como a catarata. As fibras da abóbora ajudam a diminuir a sensação de fome e por isso fazem parte de dietas para controle do peso. Já o ferro e o zinco estão relacionados, respetivamente, à formação adequada dos glóbulos vermelhos e ao bom funcionamento do sistema imunológico.

A abóbora é um alimento extremamente versátil, pois pode ser aproveitado por completo e em diversas preparações, tanto em receitas doces quanto salgadas.

bruschetta de abóbora com queijo de cabra

Bruschetta de Abóbora com Queijo de Cabra – Receita

 Ingredientes 

  • 2 colheres de azeite
  • 2 fatias de pão
  • 1 chávena de abóbora butternut assada e depois amassada
  • 3 dentes de alho
  • 4 fatias grandes de queijo de cabra ou queijo brie
  • sal a gosto
  • pimenta preta a gosto
  • mel a gosto

Modo de Preparação

Asse a abóbora no forno com azeite e alho e reserve.

Numa frigideira doure as fatias de pão no azeite e disponha numa travessa que possa ir ao forno.

Amasse a abóbora e tempere com sal e pimenta e barre o pão com esta mistura, regue com um fio de mel e coloque as fatias de queijo por cima.

Leve ao forno 180° de 5 a 10 minutos.

Sirva ainda quente.

Back to list