Esta semana sugerimos que aproveite as saborosas ameixas brancas do cabaz para preparar um delicioso Bolo integral de ameixas brancas.
Mas antes de passarmos para a receita, vamos conhecer um pouco melhor este alimento.
Conheça o Alimento: Ameixa
De consistência carnuda e suculenta, a ameixa é um fruto saboroso, repleto de qualidades nutricionais e ideal para os dias mais quentes.
A ameixa pertence à subfamília Prunoideae da família Rosaceae, juntamente com outras frutas de caroço duro como o pêssego, cereja e alperce.
A ameixa branca, das variedades Songold, Golden Globe e Golden Japan, têm a sua produção, a nível nacional, associada às regiões do Ribatejo e Oeste.
O destaque vai para a variedade Rainha Claúdia, conhecida por Ameixa d’Elvas.
Benefícios da Ameixa
Esta fruta apresenta baixo valor calórico e alto teor em fibra. No que toca às vitaminas e minerais, é de referir na sua constituição, a vitamina B1, vitamina A, vitamina E e potássio.
Entre os principais benefícios do consumo de ameixa destacam-se a melhoria do trânsito intestinal, a sua ação antioxidante e o seu papel a nível da saúde dos ossos.
História
O vasto número de espécies de ameixa terá diferentes origens. Pensa-se que a ameixa europeia tenha sido descoberta há cerca de dois mil anos, sendo originária da área próxima do Mar Cáspio, no entanto, análises a caroços pré-históricos nos vales suíços indicam que esta espécie pode ser indígena da região europeia.
Já a ameixa japonesa surgiu na China, junto ao Rio Yangtze, e predomina, agora, na zona este deste país.
Acredita-se que na época Romana, já existiam mais de 300 variedades de ameixas europeias, que, séculos mais tarde, por ação dos peregrinos, cruzaram o Oceano Atlântico e chegaram aos Estados Unidos no século XVII.
Conservar
Deverão ser conservadas a temperatura de refrigeração durante três a cinco dias quando maduras, se ainda não amadureceram, podem ser conservadas à temperatura ambiente. Uma vez que este fruto amadurece rapidamente, deve-se verificar o seu estado um ou dois dias após a compra, de forma a garantir que não amadureceram demais.
Na hora de comprar, é importante escolher as que se apresentam firmes, que resistem a pequenas pressões, brilhantes e intactas.
Utilizações na cozinha
Por ser uma fruta versátil, pode ser consumida ao natural, seca e em conserva. É também utilizada em alguns pratos de doçaria tradicional portuguesa, como a sericaia com Ameixa D’Elvas, ou em sumos e batidos.
Ameixa d’Elvas DOP
O clima e o solo da região são adequados para o crescimento deste tipo de ameixa. As altas temperaturas registadas particularmente no tempo de amadurecimento resultam em frutas muito doces.
A área de produção está circunscrita aos concelhos de Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa, no distrito de Évora e aos concelhos de Campo Maior, Elvas, Monforte e Sousel no distrito de Portalegre.
É uma ameixa verde de forma oval. A polpa é extremamente suculenta e tem um perfume intenso. Tem um pequeno caroço que sai facilmente da polpa do fruto.
São vendidas frescas, em passa ou em calda.
Receita da Semana – Bolo integral de ameixas brancas
Ingredientes:
– 200 g de açucar
– 125 g de Vaqueiro com sabor a manteiga
– 5 Ovos
– 225 g de Farinha de trigo integral
– 2 colheres de chá de Fermento em pó para bolos
– 400 g Ameixas brancas descaroçadas
– 1 colher de sopa de açucar em pó
Preparação:
Pré-aqueça o forno nos 175ºC.
Forre uma forma com papel vegetal e reserve.
Coloque numa taça a Vaqueiro com sabor a manteiga e o açúcar. Bata até obter um creme fofo.
Adicione os ovos, um de cada vez, sem parar de bater entre cada adição.
Adicione a farinha e o fermento e misture bem com uma colher de pau ou espátula de silicone.
Verta o preparado na forma.
Alise ligeiramente e disponha, por cima, as ameixas, cortadas em metades, tendo o cuidado de deixar a parte da pele para cima.
Polvilhe com açúcar em pó e leve ao forno durante cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito.
Deixe arrefecer e sirva polvilhado com um pouco de açúcar em pó.
Receita e imagem de capa: SAPO Lifestyle