Receitas

Receita de Bolo integral de ameixas brancas

bolo de ameixa branca

Esta semana sugerimos que aproveite as saborosas ameixas brancas do cabaz para preparar um delicioso Bolo integral de ameixas brancas.

Mas antes de passarmos para a receita, vamos conhecer um pouco melhor este alimento.

Conheça o Alimento: Ameixa

De consistência carnuda e suculenta, a ameixa é um fruto saboroso, repleto de qualidades nutricionais e ideal para os dias mais quentes.

A ameixa pertence à subfamília Prunoideae da família Rosaceae, juntamente com outras frutas de caroço duro como o pêssego, cereja e alperce.

A ameixa branca, das variedades Songold, Golden Globe e Golden Japan, têm a sua produção, a nível nacional, associada às regiões do Ribatejo e Oeste.

O destaque vai para a variedade Rainha Claúdia, conhecida por Ameixa d’Elvas.

 

Benefícios da Ameixa

Esta fruta apresenta baixo valor calórico e alto teor em fibra. No que toca às vitaminas e minerais, é de referir na sua constituição, a vitamina B1, vitamina A, vitamina E e potássio.

Entre os principais benefícios do consumo de ameixa destacam-se a melhoria do trânsito intestinal, a sua ação antioxidante e o seu papel a nível da saúde dos ossos.

 

História

O vasto número de espécies de ameixa terá diferentes origens. Pensa-se que a ameixa europeia tenha sido descoberta há cerca de dois mil anos, sendo originária da área próxima do Mar Cáspio, no entanto, análises a caroços pré-históricos nos vales suíços indicam que esta espécie pode ser indígena da região europeia.

Já a ameixa japonesa surgiu na China, junto ao Rio Yangtze, e predomina, agora, na zona este deste país.

Acredita-se que na época Romana, já existiam mais de 300 variedades de ameixas europeias, que, séculos mais tarde, por ação dos peregrinos, cruzaram o Oceano Atlântico e chegaram aos Estados Unidos no século XVII.

 

Conservar

Deverão ser conservadas a temperatura de refrigeração durante três a cinco dias quando maduras, se ainda não amadureceram, podem ser conservadas à temperatura ambiente. Uma vez que este fruto amadurece rapidamente, deve-se verificar o seu estado um ou dois dias após a compra, de forma a garantir que não amadureceram demais.

Na hora de comprar, é importante escolher as que se apresentam firmes, que resistem a pequenas pressões, brilhantes e intactas.

 

 Utilizações na cozinha

Por ser uma fruta versátil, pode ser consumida ao natural, seca e em conserva. É também utilizada em alguns pratos de doçaria tradicional portuguesa, como a sericaia com Ameixa D’Elvas, ou em sumos e batidos.

 

Ameixa d’Elvas DOP

O clima e o solo da região são adequados para o crescimento deste tipo de ameixa. As altas temperaturas registadas particularmente no tempo de amadurecimento resultam em frutas muito doces.

A área de produção está circunscrita aos concelhos de Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa, no distrito de Évora e aos concelhos de Campo Maior, Elvas, Monforte e Sousel no distrito de Portalegre.

É uma ameixa verde de forma oval. A polpa é extremamente suculenta e tem um perfume intenso. Tem um pequeno caroço que sai facilmente da polpa do fruto.

São vendidas frescas, em passa ou em calda.

 

Receita da Semana – Bolo integral de ameixas brancas

Ingredientes:

– 200 g de açucar

–  125 g de Vaqueiro com sabor a manteiga

– 5 Ovos

– 225 g de Farinha de trigo integral

–   2 colheres de chá de Fermento em pó para bolos

–   400 g Ameixas brancas descaroçadas

– 1 colher de sopa de açucar  em pó

 

Preparação:

Pré-aqueça o forno nos 175ºC.

Forre uma forma com papel vegetal e reserve.

Coloque numa taça a Vaqueiro com sabor a manteiga e o açúcar. Bata até obter um creme fofo.

Adicione os ovos, um de cada vez, sem parar de bater entre cada adição.

Adicione a farinha e o fermento e misture bem com uma colher de pau ou espátula de silicone.

Verta o preparado na forma.

Alise ligeiramente e disponha, por cima, as ameixas, cortadas em metades, tendo o cuidado de deixar a parte da pele para cima.

Polvilhe com açúcar em pó e leve ao forno durante cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito.

Deixe arrefecer e sirva polvilhado com um pouco de açúcar em pó.

 

 

 

Receita e imagem de capa: SAPO Lifestyle