Cabaz de Frescos, Receitas

Receita de Abóbora assada com requeijão e mel

abóbora com requeijão e mel

Esta semana trazemos uma receita para os fãs da abóbora, do requeijão e do mel.

Conheça o Alimento: Abóbora manteiga

A Cucurbita moschata Duchesne tipo ‘butternut’, nome pelo qual também conhecida a abóbora manteiga, é originária da América Central.

As características culinárias da sua polpa e a sua capacidade de conservação por longos períodos de tempo sem que se percam as suas qualidades, fizeram com que se tornasse numa das abóboras mais consumidas atualmente.

O facto de ser uma planta que se adapta a vários climas permitiu que esta se tenha difundido por todo o mundo.

A cultura da Abóbora Manteiga em Portugal tem como principal objetivo a sua exportação para os países do norte da Europa, tais como Inglaterra, Holanda e Alemanha e tem-se verificado um aumento na produção.

 

Benefícios da Abóbora Manteiga

É altamente nutritiva e assume-se como uma boa fonte de vitamina A e C, magnésio e potássio.

Caracteriza-se também pelo seu alto teor em fibras, baixo valor calórico e graças à sua composição, pode reduzir o risco de desenvolver alguns tipos de cancro ou doenças cardiovasculares e apresenta benefícios para a saúde da pele e dos olhos.

 

Conservar

A abóbora pode ser conservada inteira em local fresco e seco, no entanto, depois de aberta, deverá ser guardada a temperatura de refrigeração.

A abóbora não deverá apresentar amolgadelas ou golpes e deve ser manuseada com cuidado, porque, apesar de parecerem resistentes, apodrecem facilmente depois de sofrerem danos na casca.

 

Utilizações da Abóbora Manteiga na cozinha

A versatilidade da abóbora permite que este legume seja utilizado de várias maneiras, das quais se destacam, cozida, em refogados, sopas, purés, bolos, pudim ou doces.

As sementes podem ser utilizadas como aperitivo depois de torradas.

 

Receita de Abóbora assada com requeijão e mel

 

Ingredientes:

2 abóboras manteiga; 150 gr de requeijão de ovelha; 20 gr de nozes picadas; 10 gr de mel; azeite q.b; pimenta q.b.

 

Preparação:

Lavam-se e cortam-se as abóboras ao meio, descartam-se os filamentos que têm nas cavidades, as sementes podem-se reservar para outra confeção. Colocam-se as abóboras num tabuleiro, regam-se com um fio de azeite, temperam-se com o sal e pimenta e levam-se ao forno durante cerca de 15 minutos. Retira-se do forno e coloca-se o requeijão por cima de cada metade, verte-se o mel e adicionam-se as nozes picadas, volta-se a colocar no forno novamente durante mais 5 minutos ou até a abóbora estar devidamente cozinhada. Retira-se e serve-se ainda quente.

Bom Apetite!

Back to list