Cabaz de Frescos, Receitas

Receita da Semana: Torta de Laranja

torta de laranja do algarve

Esta semana trazemos uma receita que utiliza um dos ex-líbris do Alagarve, a laranja. Mas antes de passarmos para a receita, vamos conhecer um pouco melhor este fruto.

Conheça o Alimento – Laranja do Algarve

De casca fina, doce e sumarenta é um dos frutos mais produzidos a nível nacional e a região do Algarve ideal para o seu cultivo.

A Laranja do Algarve é proveniente da espécie Citrus sinesis, produzida, principalmente, das variedades ‘Dalmau’, ‘Newhall’, e ‘Valencia Late’.

A Laranja do Algarve é um produto com Indicação Geográfica Protegida (IGP), ao qual a área de produção está circunscrita aos concelhos de Albufeira, Castro Marim, Farim, Faro, Lagoa, Lagos, Monchique, Olhão, Portimão, S. Brás de Alportel, Silves, Vila Real de Santo António, Loulé e Tavira.

Apesar de as laranjas também serem plantadas em outras regiões do país, como no Ribatejo e Alentejo, é na região algarvia que se concentra a maior parte da produção a nível nacional.

O clima regional permite dois picos de produção, entre dezembro e janeiro e entre junho e julho.

 

Benefícios da Laranja

É um fruto de elevado teor de água e baixo valor calórico. Para além de ser rica em vitamina C, é também uma excelente fonte de potássio e magnésio.

Os flavonoides e o caroteno presentes na sua constituição e o seu elevado teor de vitamina C, contribuem para a saúde cardiovascular e para a prevenção de outras doenças degenerativas.

A fibra solúvel que existe na laranja melhora o trânsito intestinal, diminui os picos glicémicos e reduz a absorção dos níveis de colesterol.

História

Segundo registos históricos, acredita-se que foram os portugueses os responsáveis pela introdução da laranja na Europa a partir da China, no século XVI, e as levaram para o continente americano.

Até aí, os europeus conheciam apenas a laranja azeda, também conhecida como laranja de Sevilha.

Daí as laranjas terem sido batizadas ‘portuguesas’ em vários países, como a Turquia onde é denominada ‘portokal’, na Grécia ‘portokali’ e na Roménia ‘portocala’.

No Algarve, as árvores de Natal eram decoradas com laranjas, uma tradição que remonta ao século XVIII e que dá a perceber a importância da laranja a nível cultural na região.

 

Conservar

As laranjas que serão consumidas a curto prazo, podem ser deixadas à temperatura ambiente, no entanto, se não for esse o caso, deverão ser armazenadas a temperatura de refrigeração.

 

Utilizações

A laranja pode ter vários usos culinários, entre os quais, os sumos, os doces, os gelados, as tortas, as saladas, em marinadas ou em pratos de carne, peixe e marisco.

 

Receita de  Torta de Laranja

 

Ingredientes:

500g de açúcar; 6 ovos; 1 laranja grande; 2 colheres de chá de farinha; 75g de amêndoas raladas.

 

Preparação:

Retira-se a raspa da casca e o sumo da laranja, pelam-se e ralam-se as amêndoas. Numa tigela misturam-se todos os ingredientes, sem bater e deita-se o preparado obtido num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha. Leva-se a cozer em forno moderado. Depois de cozido, polvilha-se com açúcar, desenforma-se para um papel vegetal e enrola-se. Polvilha-se novamente com açúcar pilé e mantem-se a torta enrolada no papel vegetal durante 1 hora. Retira-se o papel vegetal e deixa-se arrefecer, serve-se. Bom Apetite!

Back to list