Histórias

Queijo curado de Mafra – Lactifeita

queijo curado

Esta semana o produto cabeça de cartaz foi o queijinho curado, também ele de Mafra.

O Concelho de Mafra é o maior produtor de queijo fresco do país, sendo a localidade de Montemuro, na freguesia de Santo Estevão das Galés, a que mais se dedica a esta atividade.

Esta é uma atividade económica de peso para a região, importante fonte de rendimento para a casa agrícola, que deriva de uma longa tradição de produção artesanal e caseira de queijo fresco dirigida para a venda, numa época em que as vendedeiras se deslocavam quase diariamente aos mercados da região e até a Lisboa, para aí venderem o seu produto. Estes queijos e o requeijão (derivado feito com o soro do leite, que sobra no processo de fabrico do queijo) eram elaborados com leites singulares, vaca, ovelha e/ou cabra ou com mistura de leites, dependendo da tipologia e da quantidade de animais disponíveis na casa agrícola, bem como dos seus recursos.

Os queijos frescos são irresistíveis, frescos (tal como o próprio nome indica), saborosos e com uma textura premiada. Mas também o requeijão e o queijo curado têm lugar de destaque nos sabores com origem na região de Mafra. Leia os rótulos destes produtos. Se forem de Mafra, a qualidade não o irá desiludir.

 

IN: Câmara Municipal de Mafra

 

O Queijo curado na alimentação

O Queijo Curado tem sido parte importante da dieta, como um alimento básico ou comida gourmet. Além de ser delicioso, tem baixo teor de lactose, é altamente nutritivo e muito rico em várias vitaminas e minerais. A combinação única de cálcio, potássio e magnésio apresentam benefícios para a saúde do coração, podendo reduzir o risco de hipertensão. O consumo moderado apresenta vários efeitos benéficos à saúde, podendo proteger contra doenças cardíacas ou osteoporose.

 

O Queijo Curado da Lactifeita

O Leite

A qualidade do leite é verificada todos os dias, seguindo-se o processo de pasteurização.

 

A Coagulação

A coagulação é a etapa mais decisiva na produção, visando concentrar a proteína do leite e reter a gordura.

 

A Qualidade

O controlo de qualidade está sempre presente em todas as etapas do processo de fabrico.

 

A Distribuição

Viaturas amigas do ambiente. Em breve teremos toda a distribuição realizada com viaturas elétricas.

 

 

Conheça melhor a História do produtor Lactifeita.