Esta semana deixamos uma receita muito conhecida e apreciada que utiliza um fruto que tem estado bastante presente nos nossos cabazes de frescos, a pera.
Conheça o Aliemento: A Pera
A pera conta com uma centena de variedades diferentes.
Pyrus communis é o nome dado à espécie botânica que agrupa a família da pera. A designação Pyrus, que significa pirâmide, tem origem na forma cónica a que a pera está usualmente associada.
Caracteriza-se pela sua polpa rija, doce e sumarenta e pela sua capacidade de poder ser colhida ainda verde, que do ponta vista comercial, a torna uma mais-valia.
A pera Vitória da Beira Baixa, produzida nas terras férteis da Cova da Beira, sub-região de Orjais, é a par do pêssego, uma excelente fruta de verão, que se distingue de outras variedades mais comuns pela sua cor avermelhada e elevada qualidade.
Benefícios da Pera
A pera é um fruto rico em fibra, vitamina A e vitamina C.
Também se caracteriza pelo seu baixo valor energético, elevado teor em água e pela quantidade apreciável de micronutrientes como vitaminas B1, B2 e B3, sódio, potássio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro.
A fibra e água presentes na sua constituição podem contribuir para o bom funcionamento intestinal. Também auxilia na regulação dos níveis plasmáticos de colesterol LDL (mau colesterol) e contribui para melhorar a função cardiovascular.
Um pouco de História
Hoje encontra-se amplamente difundida em diversos continentes, tendo sido na Europa que se desenvolveram o maior número de variedades, no entanto, é o continente asiático o berço desta fruta, nas regiões da Ásia Menor.
Os primeiros escritos relacionados com a pera remontam à Grécia Antiga, onde já se tinha conhecimento de algumas variedades, apreciadas para fazer vinho com propriedades medicinais.
Seria utilizada também cozinhada com mel ou em conservas de vinagre.
Conservar
O seu armazenamento não deve ser feito em recipientes ou sacos fechados devido à produção de etileno, que acelera o processo de maturação, fazendo com que a pera se possa degradar mais facilmente.
Outro ponto a ter em conta é a capacidade da pera em absorver cheiros, daí dever ser armazenada longe de alimentos de aroma intenso.
A melhor pera é aquela que se apresenta firme, de pele lisa sem contusões.
Utilizações da Pera na cozinha
Sendo uma fruta versátil, a pera tem diversas utilizações, podendo ser consumida ao natural, em saladas, tartes, doces, geleias, bolos, caldas, sumos, entre outros.
Receita da semana: Peras Bêbadas com Vinho do Porto
Ingredientes:
- 4 peras Vitória,
- 1 garrafa de vinho do Porto Ruby;
- 2 paus de canela,
- 1 anis-estrelado;
- 4 cravinhos;
- noz-moscada q.b;
- raspa de laranja;
- raspa de limão;
- pimenta preta q.b;
- sal q.b;
- 200 gr açúcar
Preparação:
Juntam-se todos os ingredientes, com excepção das peras, numa caçarola e deixa-se até levantar fervura, enquanto fervilha durante 5 a 10 minutos, descascam-se e descaroçam-se as peras, deixando o pé intacto. Adicionam-se as peras e mantem-se a fervura lenta durante cerca de 30 minutos, vão-se virando as peras para assegurar que ficam cozidas uniformemente. Quando devidamente cozidas, retiram-se as peras e reduz-se o seu molho até metade. Cobrem-se as pêras com o molho e serve-se.